Foi de glória o dia mais longo de Filipa Capelo

As horas de expectativa até saber que lhe pertencia mesmo o título no Open Amador da Escócia

Foto
Filipa Capelo nunca pensou que o seu resultado final chegasse para ganhar © FILIPE GUERRA/GOLFTATTOO/FPG

No Murrayfield Golf Club, perto de Edimburgo, Filipa Capelo iniciou a segunda e última volta no 12.º grupo a sair, pelas 9h20 locais. Sua companheira na selecção nacional, Leonor Medeiros partiu pelas 12h40, no penúltimo grupo. Uma diferença de 3h20, que foi o tempo que a primeira teve de esperar para saber – depois de concluir com um 72 (-2) e na liderança provisória – que lhe pertenceria mesmo o título no Open Amador da Escócia de Raparigas Sub-16  

“Eu quando acabei não estava à espera de ganhar”, reconhece Filipa. "Pensava que não tinha feito as suficientes para que isso se realizasse, porque estava 2 abaixo até ao 17, onde fiz um bogey, e depois falhei um putt de três metros para birdie no 18. Quando acabei fui acompanhar as outras portuguesas e ver a minha concorrência. Durante esse tempo estive sempre super-nervosa, porque não via as outras a falharem e ainda por cima elas estavam com um tempo espectacular, ao contrário de mim, que joguei os últimos sete buracos sob chuva intensa.” 

Como conta, esteve também no putting green, “porque estava a espera de um match play [play-off] mas não com a Leonor, antes com a outra rapariga que estava na mesma formação que ela”. Refere-se à escocesa Rachel Foster, que seguia com -1 na volta após 12 buracos disputados, e que na véspera partilhara o terceiro lugar com Filipa após ambas terem feito 77 (+4) no primeiro dia. A líder do primeiro dia, a francesa Carla Grechi com 74, cedo saiu da equação na segunda volta – 43 pancadas (+7) no front nine

Mas, mesmo com birdie no 18, Foster concluiria os últimos seis buracos com +1 para um score de 73, ficando um shot curta, e no seu lugar surgiu Leonor Medeiros, que fez bogeys nos dois primeiros buracos e depois jogou o resto do percurso em -4, incluindo um back nine de 34 (-3) e birdies nos 16 e 17, apenas para falhar no 18 um putt de cinco metros para novo birdie, que, a ser concretizado com êxito, forçaria o play-off com Filipa. Mas pertenceu então a Leonor a melhor volta do torneio nesta edição – 71 (-2). Acabou a partilhar o segundo lugar com Foster, ambas com 150 (+4), à distância mínima da vencedora.

Só neste momento, já ao fim da tarde, pôde Filipa Capelo respirar fundo, saboreando a sua vitória tanto como a excelente réplica oferecida por Leonor. "Joguei os dois dias com péssimas condições, tendo no primeiro dia parado de jogar no 8 por causa do nevoeiro. No segundo dia joguei os últimos 7 buracos com uma chuva intensa e fiz a minha melhor volta de sempre acabando 1 abaixo. Estou muito orgulhosa e feliz não só por mim mas também pela última volta da Leonor."

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar