Ricciardi, o "candidato da experiência" contra "aventureiros e amadores"

O banqueiro apresentou alguns nomes e algumas ideias no lançamento da sua candidatura à presidência do Sporting.

Foto
LUSA/JOÃO RELVAS

José Maria Ricciardi já era um nome conhecido na extensa lista de candidatos à presidência do Sporting nas eleições de 8 de Setembro e, nesta quarta-feira, o banqueiro divulgou alguns nomes e ideias na apresentação que decorreu ao ar livre no Centro Cultural de Belém. José Eduardo é o seu homem forte para o futebol, Miguel Frasquilho, antigo deputado, é o candidato para presidente da Mesa da Assembleia Geral, enquanto Luís Borges Rodrigues lidera a lista para o Conselho Fiscal, sendo que a sua lista integra ainda Zeferino Boal, que também chegou a ser candidato assumido nestas eleições.

"Depois de analisar as candidaturas, e com todo o respeito por elas, não existia nenhuma que nos desse garantias absolutas de saber gerir uma realidade empresarial com milhares de funcionários e atletas. Tínhamos de avançar", revelou o banqueiro, apontando para a sua experiência como gestor como um dos principais trunfos da sua canditatura em relação às outras já anunciadas: "A situação financeira e económica não está para aventureiros e amadores. Ficámos perplexos com a forma ligeira como os outros candidatos encaram esta questão. Temos experiência e capacidade nesta vertente, é uma situação difícil e que tem de ser bem gerida."

O banqueiro diz que avança “sem telhados de vidro” relacionados com a falência do Banco Espírito Santo e diz que a sua credibilidade na área financeira vai ajudar o Sporting a “recuperar a confiança dos mercados de capitais. Se for eleito, Ricciardi garante que o clube irá manter o controlo da SAD “leonina”. “Como sei que é o desejo da maioria dos adeptos, dei a minha garantia pessoal que se formos eleitos e durante o nosso mandato, a SAD será sempre maioritariamente detida pelo Sporting”, reforçou.

José Eduardo é o homem-forte do futebol na lista de Ricciardi, desde as camadas jovens até ao futebol profissional. Para o antigo jogador dos “leões”, esta decisão de avançar foi um “parto difícil”. “Tenho uma vida tão boa e agora perdi a cabeça. Sirvo o Sporting desde os 14 anos. Vou tentar ajudar o futebol do Sporting a ser melhor. Prometo serenidade. Temos um clube organizado que pode estar mais bem organizado”, disse José Eduardo.

Tavares Pereira "independente"

Antes de Ricciardi, foi Fernando Tavares Pereira, outro candidato a anunciado, a apresentar o seu programa eleitoral, garantindo que lidera uma lista independente. “A minha candidatura vem de fora para dentro. É isso que distingue a minha candidatura das restantes. Na minha vida sempre fui uma pessoa independente e pouco ligada a certos lobbies”, disse o empresário de 61 anos, revelando ainda que, caso ganhe as eleições, não quer vencimento como presidente do Conselho Diretivo do clube.

Durante a apresentação em Lisboa, Tavares Pereira revelou que já foi convidado “por duas vezes” para presidir aos destinos do Sporting, e avançou que José Peseiro, trazido pela Comissão de Gestão do clube, será o seu treinador. “Queremos ganhar e apostar em quem lá está, o treinador é José Peseiro”, assumiu Tavares Pereira, que apresentou Vitalino Canas, deputado do PS, como o seu candidato à presidência da MAG.

O candidato manifestou ainda disponibilidade para ouvir os restantes oito candidatos às eleições de 8 de Setembro, mas recusou a ideia de estabelecer alianças. “Vamos sozinhos até ao fim”, referiu o empresário, que quer revitalizar a Academia de Alcochete e manter a aposta forte nas modalidades.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários