IAAF suspende 109 pessoas por suspeita de doping ou corrupção

Existem processos que ainda estão a ser julgados.

Foto
A urina de Asbel Kiprop acusou a presença de eritropoietina LUCY NICHOLSON

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu 109 pessoas das 120 que se encontram sob investigação por suspeita de doping ou corrupção, anunciou esta sexta-feira o organismo em comunicado. A Unidade de Integridade do Atletismo, criada em Abril de 2017, foi o órgão da IAAF que divulgou o comunicado, tendo informado que atletas, treinadores e organizações se encontram sob investigação, existindo ainda processos em fase de julgamento.

O queniano Asbel Kiprop, tricampeão do mundo dos 1500 metros e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, a bahreinense Ruth Jebet, actual campeã olímpica dos 3000 metros obstáculos, e o russo Ivan Ukhov, ouro olímpico de salto em altura em Londres 2012, figuram entre as 109 pessoas suspensas.

No caso de Kiprop, o organismo já tinha revelado que o queniano acusou na urina a presença de eritropoietina, que melhora a produção de glóbulos vermelhos. No entanto, os processos de Jabet e Ukhov eram totalmente desconhecidos.

Jabet, cujo caso ainda se encontra em julgamento, também acusou níveis de eritropoietina na urina, sendo que Ukhov se encontra sob investigação, por suspeita de omitir casos de doping na comitiva da Rússia, em 2015.

O membro do Conselho da IAAF Frankie Fredericks, o ex-velocista de origem namibiana, está também entre os suspensos, por suspeita de corrupção na atribuição da organização dos Jogos Olímpicos de 2016 à cidade brasileira do Rio de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar