Ouro a triplicar no remo para Portugal nos Jogos Europeus Universitários

Nesta competição, que decorre até 28 de Julho, participam 4.500 atletas em 13 desportos diferentes.

Foto
Desporto UPorto

Portugal conquistou esta quarta-feira as primeiras medalhas na quarta edição dos Jogos Europeus Universitários, que decorrem em Coimbra, conseguindo três ouros e um bronze no remo, em provas disputadas no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

A primeira medalha lusa nos Jogos, que prosseguem até 28 de Julho, pertenceu à protagonista da jornada, Joana Branco, que “deu” duas medalhas de ouro à Universidade do Porto, a primeira em “scull” ligeiro. Cumprindo a prova com um tempo de 8m13,87s, Branco bateu facilmente a holandesa Tosca Kettler (Universidade de Utrecht), segunda, e a húngara Dorina Lilla Kiffer (Universidade de Budapeste-Corvinus), terceira, para colocar Portugal na tabela de medalhas ao quarto dia de competição.

A estudante, que já representou Portugal nos Europeus de Remo de 2017, viria a vencer outro ouro ao início da tarde, quatro horas depois do primeiro, ao lado de Inês Oliveira, em LW2x, “double scull” ligeiro. A dupla venceu com o tempo de 8m06,24s, à frente das irmãs alemãs Julia e Sophia Wolf (Universidade de Wurzburg), segundas a 18 décimas, e das holandesas Johanna Boogert e Lisanne de Weert (Universidade de Twente).

Antes, já os irmãos Afonso Costa e Dinis Costa tinham conquistado outra medalha de ouro, em LM2x masculino, dando à Universidade de Coimbra o primeiro “metal”, com uma vitória confortável. Afonso e Dinis conseguiram terminar com quase seis segundos de vantagem para o segundo lugar, a embarcação dos turcos Fatih Unsal e Mert Kaan Kartal (Universidade Marmara), e dez para os britânicos Frank Hamilton e Sean O'Mahony (Universidade de Reading), medalhados com bronze.

Mais tarde, João Gomes e Pedro Mateus, também da equipa da casa, ficaram em terceiro na final A de LM2-, atrás dos campeões Julian Bakker e Tijmen van Rietbergen, dupla holandesa da Universidade de Wageningen, e de George Crouchley e Robert Muscroft, da britânica Universidade de Nottingham.

A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários decorre até 28 de Julho e contempla 13 desportos em Coimbra, com a participação de cerca de 4.500 atletas, de 295 universidades de 40 países.

Sugerir correcção
Comentar