Dan Martin vence 6.ª etapa do Tour

Greg Van Avermaet conserva camisola amarela.

Corrida de bicicleta de estrada, Ciclo-cruz, bicicleta de estrada
Foto
EPA/KIM LUDBROOK

O irlandês Daniel Martin (UAE) venceu esta quinta-feira a sexta etapa da Volta a França, entre Brest e Mûr-de-Bretagne Guerlédan, percorrendo os 181 quilómetros em 4h13m43s, com uma média de 42,8 km/h. O líder da competição, Greg Van Avermaet (BMC), manteve a camisola amarela.

Martin desafiou a lógica dos últimos dias, antecipando-se aos sprinters a um quilómetro da meta. O irlandês acabou por ver o esforço recompensado, apesar da resposta do francês Pierre Latour (ALM), segundo da tirada, a um segundo do vencedor, logo seguido pelo espanhol Alejandro Valverde (Movistar).

Três anos depois de ter terminado em segundo, batido por Alexis Vuillermoz, em Mûr-de-Bretagne, Daniel Martin conquistou a sua segunda vitória em etapas no Tour, consumada cinco anos depois de ter ganho pela primeira vez nos Pirenéus.

O australiano Richie Porte (BMC), o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e o britânico Geraint Thomas (Sky) cruzaram igualmente a meta a três segundos do vencedor, enquanto Chris Froome (Sky) surgiu cinco segundos mais tarde, a oito do irlandês.

Forçado a trocar de bicicleta com um companheiro de equipa, após problema mecânico antes da última subida, o francês Romain Bardet (AG2R) perdeu 31 segundos, ao passo que o holandês Tom Dumoulin (Sunweb) sofreu um furo a seis quilómetros da meta, terminando a 53 segundos de Daniel Martin.

Amanhã, o pelotão enfrenta a etapa mais longa, com 231 quilómetros, a ligar Fougères a Chartres.