Oficial: Buffon vai prosseguir a carreira no PSG

Depois de sair a custo zero da Juventus, o guarda-redes assinou pelo campeão francês por um ano.

Foto
Reuters/Stefano Rellandini

O Paris Saint-German oficializou esta sexta-feira a contratação de Gianluigi Buffon. Depois de ter saído a custo zero da Juventus, o histórico guardião italiano assinou um contrato de uma temporada, com mais uma de opção, com o campeão francês, e pela primeira vez na carreira vai jogar fora de Itália.

"É com um grande sentimento de felicidade que me junto ao Paris Saint-Germain", afirmou Buffon, citado no site oficial do PSG. "Pela primeira vez na minha carreira, vou sair do meu país e só um projecto ambicioso como este me podia encorajar a tomar tal decisão", acrescentou, confirmando uma mudança para a capital francesa há muito anunciada.

O guardião revelou que seguiu o PSG nos últimos anos e que quer ajudar a concretizar os objectivos do clube de conquistar a Europa. "Com os meus colegas de equipa e os nossos adeptos, vamos partilhar emoções fantásticas no Parque dos Príncipes e em todos os estádios em que vamos representar Paris, uma cidade maravilhosa que merece um dia ver o seu clube no topo do futebol internacional", prosseguiu.

Quando em 2001 trocou o Parma pela Juventus, Buffon protagonizou a transferência mais cara de um guarda-redes, por um valor total de 54,2 milhões de euros (38,7 saldados directamente e os restantes 15,5 correspondentes ao passe do médio italiano Jonathan Bachini). E esse "recorde" ainda lhe pertence, aos 40 anos.

Gianluigi Buffon começou a sua carreira senior no Parma, na época 1994-95. O maior feito da sua passagem pelo clube do norte de Itália foi a conquista da Taça UEFA no ano de 1999, depois de vencer por 3-0 o Marselha numa final em que também alinharam históricos como Thuram, Cannavaro e Crespo. Até hoje, continua a ser o único troféu internacional que Buffon conquistou a nível de clubes.

Pela Juventus, o italiano realizou 655 jogos. Desse total, 37 foram realizados na Série B do futebol italiano, na época 2006-07, quando o clube foi despromovido por estar envolvido no escândalo de corrupção que abrangeu vários clubes da Série A e Série B. Com a "vecchia  signora", Buffon conquistou 11 títulos da Série A (os de 2004-05 e 2005-06 acabariam por ser retirados à Juventus por causa do escândalo), um título da Série B, quatro Taças de Itália e cinco Supertaças de Itália.

Nunca ganhou uma grande competição europeia pela Juventus, mas conquistou o Mundial de 2006 pela Itália, ao derrotar a França na final (5-3 em penáltis).

Todo o traquejo que Buffon adquiriu ao longo de mais de 20 anos de carreira pode jogar a favor dos jogadores do PSG, admitiu o seu presidente. "Aos 40 anos, a sua paixão pelo futebol está intacta e o Gianluigi encontrou no nosso projecto o ambiente perfeito para estabelecer objectivos ambiciosos, transmitindo a sua experiência, não só aos outros guarda-redes do clube, mas a todos os nossos jogadores", afirmou Nasser Al-Khelaifi.

Sugerir correcção
Comentar