Morreu Irena Szewinska, a "rainha do sprint" e tricampeã olímpica

Atleta da Polónia morreu na sexta-feira com cancro. Participou em cinco edições dos Jogos Olímpicos, de 1964 a 1980, nas quais conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e outras tantas de bronze.

Foto
Irena Szewinska em 1975 DR

Irena Szewinska, conhecida como a "rainha do sprint" da Polónia e vencedora de sete medalhas em Jogos Olímpicos, três delas de ouro, morreu na sexta-feira em Varsóvia, com 72 anos, anunciou o marido e antigo treinador, Janusz Szewinski.

"Irena morreu às 23h30, em Varsóvia, no hospital militar. Ela lutava há muito tempo contra um cancro, mas tinha estado relativamente bem nos últimos dias", disse Janusz Szewinski à agência polaca PAP.

Como atleta, Irena Szewinska, que foi Irena Kirszenstein até ao casamento, participou em cinco edições dos Jogos Olímpicos, de 1964 a 1980, nas quais conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e outras tantas de bronze.

Os títulos olímpicos foram arrebatados nos 4x100 metros, em 1964, nos 200 metros, em 1968, e nos 400 metros, em 1976, sendo que também ganhou medalhas nos 100 metros e no salto em comprimento.

A polaca coleccionou ainda sete títulos europeus, dois dos quais em pista coberta.

 

Sugerir correcção
Comentar