França e Argentina, dois candidatos à procura de um plano

O primeiro lugar nos quartos-de-final discute-se neste sábado, em Kazan, entre duas selecções que não impressionaram na fase de grupos.

Copa do Mundo de 2018, Seleção Argentina de Futebol, Copa do Mundo de 2018, Grupo D, Seleção de Futebol da Dinamarca, Estádio de São Petersburgo, Seleção Nacional de Futebol da Nigéria, Futebol
Fotogaleria
Messi, o "centro de gravidade" da Argentina Reuters/JORGE SILVA
Antoine Griezmann, Copa do Mundo de 2018, Seleção Francesa de Futebol, Seleção Argentina de Futebol, França, Jogador de futebol
Fotogaleria
Griezmann, tido como a grande "estrela" da França, pouco tem brilhado no Mundial 2018 LUSA/FELIPE TRUEBA
Didier Deschamps, seleção de futebol da França, Copa do Mundo de 2018, Copa do Mundo de 2018, Grupo C, França
Fotogaleria
Campeão europeu e mundial como jogador, Deschamps ainda procura o primeiro título como seleccionador francês LUSA/ABEDIN TAHERKENAREH
Jorge Sampaoli, 2018 World Cup, seleção argentina de futebol, Argentina
Fotogaleria
Toda a Argentina tem criticado Sampaoli pela falta de um plano para este Mundial LUSA/GEORGI LICOVSKI
Copa do Mundo de 2018, Seleção Argentina de futebol, Boca Juniors, Estádio São Petersburgo, Copa do Mundo da FIFA 1986, Argentina, Jogador de futebol
Fotogaleria
As exibições da Argentina não têm feito nada bem à saúde de Maradona LUSA/ETIENNE LAURENT

Duas selecções longe de deslumbrarem, dois treinadores contestados e duas “estrelas” que ainda não o foram de pleno direito. Tudo isto se aplica ao que França e Argentina têm feito neste Mundial 2018. Uma teve uma fase de grupos mais tranquila, a outra precisou de “huevos” gigantes para passar. Didier Deschamps e Jorge Sampaoli parecem ser dois treinadores sem um plano convincente. Antoine Griezmann praticamente ainda não apareceu e a Argentina não sabe ainda bem o que fazer com Lionel Messi (se é que alguma vez soube). Em Kazan, será este o primeiro duelo dos oitavos-de-final do Rússia 2018 (15h, SP-TV1), dois antigos campeões do mundo a provar que merecem voltar a sê-lo.

Deste primeiro confronto do Rússia 2018 entre antigos campeões do mundo sairá o adversário do vencedor do Uruguai-Portugal. E este é um confronto com alguma história em fases finais do torneio. Encontraram-se duas vezes, em 1930 e 1978, e a Argentina ganhou ambas, as duas na fase de grupos e em ambos os Mundiais, a Argentina teve carreira longa – em 1930, ganhou por 1-0 foi finalista vencida frente ao Uruguai, em 1978 ganhou por 2-1 foi campeã numa final contra a Holanda. Agora, pela primeira vez encontram-se numa fase a eliminar.

Os três jogos da fase de grupos mostraram duas selecções em fase de testes, e nenhuma das experiências nos dois lados foi particularmente convincente. A França teve uma fase de grupos invicta, com duas vitórias e um empate, mas foi protagonista daquele que será, até agora, o pior jogo do Mundial e o único que acabou sem golos, aquele horroroso 0-0 com a Dinamarca. Deschamps vai experimentando a melhor forma de encaixar as suas “estrelas”, mas esse tem sido o principal problema do seleccionador francês e isso leva a que alguns joguem fora de posição, como Griezmann, que ainda só conseguiu marcar um golo (de penálti).

Deschamps justifica as exibições menos conseguidas do vice-campeão europeu com a falta de experiência em grandes competições de muitos dos seus jogadores. “Os nossos três jogos da fase de grupos deixaram sensações mistas. Contra o Peru, foi o jogo mais conseguido, mesmo que a segunda parte tenha sido insuficiente em termos atacantes. Não gosto de dar desculpas, mas temos 14 jogadores que nunca estiveram numa grande competição, cinco que se estrearam num Mundial frente à Austrália, mais cinco que se estrearam com a Dinamarca, e, com toda a qualidade individual, pode ter havido alguma indulgência. Os contadores estão no zero. Ou vai, ou racha”, diz Deschamps.

Sampaoli tem um problema diferente, que, na verdade, é o mesmo problema dos seus antecessores. Messi nunca deveria ser um problema para ninguém, mas é. O “10” do Barcelona não parece ser o mesmo que o “10” da Argentina, e, no entanto, Leo já salvou a “albiceleste” incontáveis vezes. Nem sempre o consegue e, quando isso não acontece, a Argentina entra em pânico (e Maradona tem quebras de tensão) porque os outros craques da equipa (Aguero, Higuaín, Di Maria) congelam - para a qualificação teve de entrar em cena um herói improvável, Marcos Rojo, que levou, literalmente, Messi às cavalitas. “Messi tem um génio tão grande, uma clarividência de futebol que muitas vezes é difícil estar à altura dele”, reconhece Sampaoli, que toda a gente critica por não ter um plano fixo. E não têm sido poucas as notícias que dão conta que não é Sampaoli quem lidera a Argentina, mas Messi.

Com tantas semelhanças entre França e Argentina, há uma diferença fundamental entre as duas selecções: a equipa francesa tem a terceira média de idades mais baixa (26), a formação argentina tem a terceira média mais alta (29,3). Ou seja, há uma selecção que está em processo de maturação, outra que está em fim ciclo. A Argentina tem 14 jogadores com 30 ou mais anos, a França tem apenas cinco. Messi já não terá muitas mais oportunidades para fazer o que fez Maradona em 1986 (já levou a sua selecção à final em 2014, mas perdeu com a Alemanha), Griezmann ou Mbappé ainda terão várias para emular os feitos de Zidane e companhia em 1998.

Este França-Argentina será também um confronto particular entre dois jogadores que podiam ser colegas, mas que não irão ser. Era público que o Barcelona queria Griezmann para fazer companhia a Messi, mas o francês escolheu continuar no Atlético de Madrid, uma decisão anunciada já na Rússia. Será a primeira vez que se defrontam em jogos de selecções, mas já se encontraram 24 vezes a nível de clubes, e Messi leva grande vantagem. Sempre pelo Barcelona, o argentino ganhou 15 e marcou 17 golos, o francês, entre Real Sociedade e Atlético, ganhou quatro e marcou seis golos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários