James Harden é o Jogador Mais Valioso da época

O jogador dos Rockets ultrapassou os outros dois candidatos: LeBron James (Cleveland) e Anthony Davis (Nova Orleães).

Foto
James Harden foi o melhor marcador da temporada regular com uma média de 30,4 pontos por jogo Reuters/Gary A. Vasquez

O basquetebolista James Harden, dos Houston Rockets, venceu o prémio de Jogador Mais Valioso da época (MVP) do campeonato norte-americano (NBA), ao bater os outros dois candidatos LeBron James (Cleveland) e Anthony Davis (Nova Orleães). "Todos os anos tento ser melhor do que o anterior, segurar este troféu, finalmente, significa muito", disse Harden, de 28 anos, na cerimónia de atribuição dos prémios NBA, o NBA Awards, que se realizou nesta segunda-feira à noite.

O jogador norte-americano, melhor marcador da temporada regular com uma média de 30,4 pontos por jogo, foi o escolhido para suceder a Russel Westbrook (Oklahoma City), distinguido em 2017, apesar da eliminação na final dos play-offs da Conferência Oeste, frente aos Golden State Warriors (4-3). Os Golden State Warriors viriam a sagrar-se campeões ao vencer os Cleveland Cavaliers por 4-0 na final do campeonato.

O atleta da equipa do Texas juntou-se ao ex-jogador Michael Jordan como os únicos da história do NBA a conseguir uma média de 20 pontos por jogo, oito assistências, cinco ressaltos e 1,7 roubos de bola, em apenas uma temporada.

Na cerimónia, foi também distinguido o melhor treinador da época, prémio atribuído a John Casey pela sua prestação à frente dos Toronto Raptors, tendo batido o recorde de vitórias da equipa (59).

O australiano Bem Simmons, dos Philadelphia 76ers, foi ainda eleito o rookie do ano, ao bater Donovan Mitchell (Utah Jazz) e Jayson Tatum (Boston Celtics). A distinção de Jogador Mais Valioso é atribuída desde a temporada de 1955-56, sendo que o ex-jogador Kareem Abdul-Jabbar foi quem venceu o troféu por mais vezes (6), seguido de Bill Russel e Michael Jordan (5) e Wilt Chamberlain e LeBron James (4), um dos candidatos vencidos desta época.

Sugerir correcção
Comentar