Só um terço dos portugueses acredita no título mundial

Quase metade dos inquiridos num estudo da Universidade Europeia dizem que Cristiano Ronaldo será o melhor marcador da competição.

Foto
Um treino da selecção portuguesa na Rússia LUSA/PAULO NOVAIS

Um estudo da Universidade Europeia estima que 31% dos portugueses acredita que a selecção nacional de futebol conquistará o Mundial 2018, a decorrer na Rússia.

Mais de metade da população inquirida, de um total de 338 indivíduos, acredita que Portugal chegará às meias-finais e 47% que Cristiano Ronaldo será o melhor marcador da competição.

O estudo revela ainda que 80% dos portugueses vai acompanhar o Mundial 2018, que começou na quinta-feira e decorre até 15 de Julho, e que 70% atribui grande importância a este evento.

Se Portugal falhar a conquista do troféu, a maioria dos portugueses considera que as selecções da Alemanha e do Brasil terão mais hipótese de vencer, com 22% e 16%, respectivamente.

Por outro lado, refere ainda o estudo desenvolvido pela Escola de Business & Law da Universidade Europeia, se Portugal for eliminado, os portugueses irão torcer pelas selecções do Brasil (33%) e de Espanha (15%).

Como melhor marcador do Mundial 2018, os portugueses inquiridos elegem o jogador Cristiano Ronaldo, com 47%, seguido do brasileiro Neymar, com nove, e do alemão Muller, com sete.

"Apesar de os portugueses acreditarem que não é relevante ter vedetas na equipa, quase metade acredita que Cristiano Ronaldo será o melhor marcador", refere ainda o estudo.

O espírito de equipa, a estratégia bem definida e a determinação são, de acordo com o estudo "A Perceção dos Portugueses sobre o Campeonato Mundial de Futebol 2018", "os atributos-chave numa selecção de futebol vencedora".

O público feminino inquirido ainda realça a importância de um bom ataque, enquanto o público masculino destaca uma boa defesa.

O estudo foi desenvolvido pela Escola de Business & Law da Universidade Europeia e foi realizado, através de questionário, a nível nacional, entre os dias 1 e 12 de Junho, a 338 indivíduos com idades compreendidas entre os 14 e 75 anos, correspondendo 54% da amostra a inquiridos do sexo feminino.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários