Subida da temperatura e regresso do Sol a tempo do Santo António

A semana ainda vai começar com temperaturas baixas para a altura do ano e aguaceiros. Mas a situação meteorológica melhora a partir de terça-feira na generalidade do país.

Foto
Prevê-se um Santo António sem mau tempo Daniel Rocha

O fim-de-semana cinzento não deixaria adivinhar um Santo António com sol, mas é mesmo isso que vai acontecer. Os aguaceiros e as temperaturas baixas para a época do ano – com os termómetros a não ultrapassar os 20 graus de máxima – têm os dias contados. A partir da próxima semana prevê-se uma subida gradual da temperatura que, em Lisboa, chegará aos 22 graus de máxima no feriado de quarta-feira. 

Até segunda-feira o cenário de nebulosidade e precipitação (principalmente nos distritos do Norte e Centro do país) manter-se-á. As temperaturas máximas vão continuar abaixo do normal para a época do ano, variando entre 17 graus e 22 graus na generalidade do território. Na Serra da Estrela, os termómetros não deverão ir além dos 15 graus. Mais a Sul, no Algarve e no interior do Alentejo, estão previstas temperaturas na ordem dos 25 graus.

A partir de dia 12, terça-feira, o cenário altera-se. Explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em comunicado, que “o céu tornar-se-á gradualmente pouco nublado ou limpo, e a temperatura máxima do ar deverá subir gradualmente”. A melhoria deve-se ao anti-ciclone dos Açores, "que se estenderá em crista em direcção ao Golfo da Biscaia com a consequente melhoria do tempo", lê-se no comunicado. 

Na quarta-feira, feriado na capital, prevê-se temperatura máxima de 22 graus e mínima de 15 graus. No resto do país, as máximas situar-se-ão entre 22 graus e 27 graus. No Porto, a temperatura máxima será 22 graus, tal como em Coimbra. Em Bragança os termómetros sobem até aos 24 graus e em Castelo Branco aos 26 graus. Mais a Sul, em Beja a máxima chega aos 26 graus e em Faro aos 27 graus. Na Madeira, a temperatura máxima será de 23 graus e nos Açores, em São Miguel, os termómetros chegam aos 25 graus.

Sugerir correcção
Comentar