Sargaçodarte é um fim-de-semana dedicado a artistas minhotos

Os Paços do Concelho de Viana do Castelo abrem portas ao Sargaçodarte, uma exposição de trabalhos de artistas emergentes da região minhota. Do design gráfico à escultura, o evento recebe 12 artistas de diferentes áreas artísticas

Foto

Este fim-de-semana, 9 e 10 de Junho, Viana do Castelo respira arte. A quinta edição do Sargaçodarte arranca no sábado, às 14h, nos Paços do Concelho, e a exposição deste ano conta com trabalhos de 12 artistas de diferentes áreas. Manuel Rodrigues Almeida, Serafim Mendes, Joana Falcão, Mariana Barrote, Luís Gama, Sara Ramone, Muluk Visual Concepts, João Cruz, Mister Unknown, Kitato, kiNO e Susana Carreiras são os nomes do cartaz desta edição.

Ao P3, Raquel Peixoto, uma das organizadoras do evento, explica que o Sargaçodarte pretende "divulgar o trabalho de artistas emergentes, principalmente da região do Minho, e dar dinâmica cultural a Viana do Castelo". Os artistas são convidados a participar pelos organizadores e, durante dois dias, mostram os seus trabalhos num evento com entrada gratuita.

Inicialmente, o Sargaçodarte contava apenas com pintura, ilustração e música. Na edição deste ano, vão ser expostos trabalhos de design gráfico, pintura, ilustração, escultura, motion graphics e instalação. O evento vai ser divido em duas partes: o rés-do-chão do edifício destina-se a uma feira, onde os trabalhos dos artistas estarão à venda, e o primeiro andar destina-se a obras em exposição.

Por ser a terra natal dos organizadores, a cidade anfitriã tem sido Viana do Castelo, mas Raquel Peixoto confessa que a ideia é alargar o evento a outras cidades, até porque o evento tem vindo a crescer e há três edições que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

Sugerir correcção
Comentar