Daniel Jonas é o vencedor da 23.ª edição do Grande Prémio da Literatura dst

O júri premiou “o trabalho textual, muito depurado”, do volume de poemas Oblívio.

Foto
Fernando Veludo/NFactos

O poeta Daniel Jonas é o vencedor da 23.ª edição do Grande Prémio da Literatura dst, no valor de 15 mil euros, com a obra Oblívio (Assírio & Alvim, 2017).

Em comunicado, a organização do prémio literário, que já distinguiu autores como Mário Cláudio, Luísa Costa Gomes, Armando Silva Carvalho, Jacinto Lucas Pires e Maria Velho Costa, destaca em Oblívio o “trabalho textual, muito depurado, assumindo uma linguagem de timbre clássico, para melhor encontrar uma clara modernidade de temas e formas”. A obra, continua o júri, distingue-se também “pelas evidências cultas, sensíveis, de uma criação poética que não se alheia do quotidiano nem da emoção”.

Daniel Jonas é poeta, dramaturgo e tradutor. Enquanto poeta, haviam já merecido atenção os anteriores Sonótono (Cotovia, 2006), que lhe valeu o prémio PEN de Poesia, Passageiro Frequente (Língua Morta, 2013), com que foi candidato ao prémio Poeta Europeu da LiberdadeNó (Assírio & Alvim, 2014), Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de EscritoresBisonte (Assírio & Alvim, 2016). 

Traduziu várias obras e vários autores, entre os quais John Milton, Shakespeare, Waugh, Pirandello e Dickens.

Como dramaturgo, publicou Nenhures e escreveu ainda Estocolmo, Reféns e o libreto Still Frank, todos encenados pela companhia Teatro Bruto.

Em 2012, Daniel Jonas foi distinguido com o Prémio Europa David Mourão-Ferreira, da Universidade de Bari/Aldo Moro, pelo conjunto da obra.

O Grande Prémio de Literatura dst foi instituído há mais de duas décadas pelo dstgroup e é entregue de forma rotativa, distinguindo num ano poesia e no ano seguinte prosa.

O prémio será entregue no dia 29 de Junho, numa cerimónia integrada na Feira do Livro de Braga.

Sugerir correcção
Comentar