Marrocos vence a Eslováquia em Genebra

O segundo adversário de Portugal no Mundial 2018 esteve a perder, mas deu a volta ao resultado com golos de El Kaabi e Belhanda

Foto
Reuters/DENIS BALIBOUSE

No penúltimo teste antes de defrontar o Irão de Carlos Queiroz, no jogo de estreia do Grupo B do Mundial 2018, Marrocos, o segundo rival de Portugal na competição, venceu nesta segunda-feira em Genebra a Eslováquia, por 2-1. Com Zivkovic a titular, a Sérvia, que integra o Grupo E juntamente com Brasil, Suíça e Costa Rica, foi derrotada pelo Chile. 

Antes de se estrear no Mundial 2018, Marrocos ainda vai defrontar a Estónia, mas o penúltimo ensaio realizado foi positivo. O francês Hervé Renard, seleccionador dos marroquinos, apostou inicialmente num esquema de 4x2x3x1, colocando Manuel da Costa e Mehdi Carcela no banco. Na baliza surgiu Yassine Bono, guarda-redes do Granada, e o quarteto defensivo foi formado por dois jovens laterais – Hakimi (Real Madrid) e Mendyl (Lille) – e uma dupla de centrais experientes: Benatia (Juventus) e Saiss (Wolverhampton).

No meio campo, o sector mais defensivo foi formado inicialmente por El Ahmadi (Feyenoord) e Boussoufa (Al Jazira), enquanto Amrabat (Feyenoord) jogou do lado direito, Belhanda (Galatasaray) do lado esquerdo e Ziyech (Ajax) no centro. Khalid Boutaib (Yeni Malatyaspor) foi o jogador mais adiantado dos marroquinos. 

A primeira parte foi dominada pelo adversário de Portugal, que beneficiou das melhores oportunidades, mas ao intervalo o resultado mantinha-se a zero. Com o início das substituições, o jogo tornou-se mais repartido e foi a Eslováquia que inaugurou o marcador, com um golo de Jan Gregus, aos 59’.

No entanto, a resposta dos africanos foi imediata. Apenas cinco minutos depois, El Kaabi, avançado que alinha no clube marroquino RS Berkane, fez o empate de cabeça, e dez minutos mais tarde Belhanda fez o 2-1 final, favorável a Marrocos. 

Na Áustria, a Sérvia defrontou o Chile, um dos principais ausentes do Mundial 2018, e foi derrotada com um golo marcado nos últimos minutos. O benfiquista Zivkovic foi titular e esteve em campo durante 64 minutos, mas seria com outro jogador com contrato com o Benfica em campo – o avançado Luka Jovic entrou para o lugar de Aleksandar Mitrovic aos 84’ -, que os sérvios sofreram o golo da derrota: Maripan, aos 87’, fez o único golo do jogo em Graz.

Sugerir correcção
Comentar