Sébastien Ogier despista-se e abandona em Viana do Castelo

Toyotas de Tänak e Latvala forçados a desistir com problemas no radiador e na suspensão.

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EPA/JOSE COELHO

O francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta), pentacampeão do mundo e líder do Mundial, despistou-se esta sexta-feira na quinta especial da 52.ª edição do Rali de Portugal, após 17 dos 26,73 quilómetros do troço cronometrado de Viana do Castelo, e está fora do Rali de Portugal, pelo que não chegará este ano à sexta vitória no nosso país, que lhe garantia o recorde isolado à frente de Markku Alen.

O vencedor da prova portuguesa em 2010, 2011, 2013, 2014 e 2017 teve uma saída de estrada e embateu nos eucaliptos, ficando imobilizado, numa altura em que seguia na quarta posição do rali, a 7,3 segundos do espanhol Dani Sordo (Hyundai i20).

Apesar do despiste, o piloto e o copiloto Julien Ingrassia saíram aparentemente ilesos do Ford Fiesta.

"Não esperávamos isto, ele fez uma corrida incrível esta manhã, mesmo a limpar a estrada. Estava a tentar garantir uma boa posição para sábado, mas alguma coisa aconteceu e eu não sei o que foi. Talvez tenha batido em algo ou tido algum dano. É um rali difícil. Cruzo os dedos [para voltar no sábado], mas a luta pela vitória já foi", afirmou Malcom Wilson, diretor da M-Sport.

Ogier lidera o campeonato do mundo com 100 pontos, mais 10 do que o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que iniciou a secção da tarde no quinto posto, a 2,1 segundos do francês, e mais 28 do que o estónio Ott Tänak (Toyota Yaris), que se tornou no primeiro dos pilotos do WRC a desistir, na sequência dos danos no seu Toyota Yaris, na segunda prova especial de classificação, em Viana do Castelo.

O recente vencedor do Rali da Argentina e terceiro no Mundial liderava a prova portuguesa, mas uma pedra no primeiro troço do dia danificou o radiador do Yaris, obrigando-o a parar na classificativa devido ao aquecimento do óleo do motor.

"Infelizmente, o carro do Ott Tänak tem de ser retirado do rali", informou a Toyota depois de ter admitido que o estónio retomasse a prova em Rali 2, no sábado.

Também da marca nipónica, o finlandês Jari-Mati Latvala foi forçado a retirar-se, depois de ter partido a suspensão dianteira do seu Toyota, no segundo troço do dia, em Caminha.

Após quatro troços de classificação, na secção da tarde, os pilotos vão voltar a percorrer as especiais de Viana do Castelo (26,73 km), Caminha (18,11 km), Ponte de Lima (27,54 km) e a Porto Street Stage (1,95 km).

O neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20) vai passar a noite sob observação num hospital de Viana do Castelo, na sequência do acidente sofrido no Rali de Portugal, embora o seu estado não inspire cuidados, anunciou a equipa nesta sexta-feira.<_o3a_p>

"Hayden [Paddon] está bem. No entanto, devido à violência do impacto, os médicos aconselharam-no a passar a noite no hospital sob observação", informa a Hyundai Motorsport na rede social Twitter, acrescentando que o piloto neozelandês "não vai regressar ao rali no sábado".<_o3a_p>

Paddon foi transportado de helicóptero para o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, após sofrer um acidente na sétima classificativa do Rali de Portugal, em Ponte de Lima, que motivou a neutralização do troço.<_o3a_p>

Paddon liderava a sexta prova do campeonato do mundo, após seis especiais cronometradas, com 3,2 segundos de vantagem sobre o espanhol e seu companheiro de equipa Dani Sordo, e embateu numa zona de pedras, no início do troço de Ponte de Lima.<_o3a_p>

"O carro teve um impacto após 2,4 quilómetros e bloqueou a etapa. Os ocupantes saíram do carro pelos seus meios, e Paddon foi levado para o hospital por precaução", informou na altura a marca norte-coreana. Paddon, que esteve ausente na Argentina, em França e no México, cumpre o seu segundo rali do ano, depois do quinto lugar na Suécia, em fevereiro.

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Após a segunda jornada, marcada por diversos abandonos, nomeadamente o do francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta), pentacampeão do mundo e líder do Mundial, a prova é comandada pelo belga Thierry Neuville (Hyundi i20), com 17,7 segundos de vantagem sobre o britânico Elfyn Evans (Ford Fiesta), enquanto o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) é terceiro, a 24,3.<_o3a_p>

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