Marcelo diz que não basta aos políticos usarem o digital sem o compreenderem

O Presidente da República fechou nesta terça-feira a Conferência Democracia 4.0, na Universidade Nova de Lisboa.

Foto
LUSA/MÁRIO CRUZ

Marcelo Rebelo de Sousa chegou com um discurso preparado, mas deixou as folhas de lado quando viu uma plateia cheia de jovens. As "excepcionais" palavras escritas ficaram para o site da Presidência e, de improvisso, falou da revolução digital. Mas antes de tudo, não fugiu - não pôde fugir - a uma selfie com a audiência.

O Presidente da República pegou na História para justicar o estado actual da democracia. Falou na evolução política do Século XX até chegar ao fenómeno da "democratização digital", que vivemos actualmente. Marcelo relembrou que "os políticos não estavam preparados para esta era 4.0" e que mais cedo ou mais tarde "a era digital tinha de chegar à política".

Os próprios sistemas "não estão constituídos para esta realidade", e, para Marcelo, "não basta que os partidos políticos usem o digital", até porque "têm de compreender as mudanças que surgiram com as novas tecnologias". Diz mesmo que "renovar os sistemas político-partidários e de representação social" é um dos principais desafios para a Europa contemporânea.

Em relação à revolução digital, Marcelo alerta que à primeira vista "parece sedutora, mas tem riscos". Aqui aponta o dedo essencialmente para "os populismos", mas também as próprias "info-exclusões se revelam um problema". Rodeado por um público de "nativos digitais", o Presidente da República diz que o facto de uma enorme fatia da comunidade não ser desta nova era se tornou num dos grandes desafios da nova democracia. "Não podemos perder o 4.0 e convém não perdê-lo até passar a 5.0", reconheceu. Marcelo lembrou também que "antes, Universidade significava universalidade. E isto que estamos aqui a fazer hoje é Universidade, que é inseparável da ciência".

Ainda houve tempo para rasgados elogios à organização da conferência e ao comissário europeu Carlos Moedas, que para Marcelo "é quase como Deus, está em toda a parte".

Moedas havia antes dirigido algumas palavras aos jovens na plateia para dizer que "é importante que a nova geração se interesse pela política, porque é ela que vai decidir o futuro". O ex-governante aproveitou para recordar que a União Europeia aprovou, na semana passada, um orçamento de 100 milhões de euros para a Ciência e Inovação (a sua área de actuação).

Carlos Moedas não ignorou os escândalos recentes com o Facebook e a Crambridge Analytica, e reconheceu que eles contribuíram para mudar o mundo, mas concluiu dizendo que "as máquinas vão ser sempre melhores do que nós, excepto numa coisa: na nossa sabedoria, adquidida pela experiência".  

Sugerir correcção
Comentar