Sporting de novo bicampeão como há 37 anos

Os "leões" alcançam um feito que já atingiam desde a época de 1980-81.

O Sporting fez a festa ao vencer o Benfica
Foto
O Sporting fez a festa ao vencer o Benfica LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

Se não tivesse sido neste domingo, seria num dos três jogos que ainda ficam a faltar para o fim do campeonato nacional de andebol. A conquista do título de campeão por parte do Sporting era, por isso, apenas uma questão de tempo. Mas foi frente ao Benfica, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, que os “leões” confirmaram que são a potência actual no andebol português, derrotando os rivais lisboetas por 33-27 e sagrando-se bicampeões nacionais — feito que já não conseguia desde 1980-81.

A tendência recente nos jogos com o Benfica era claramente favorável aos sportinguistas. Isto porque olhando apenas para encontros a contar para o campeonato, o último triunfo das “águias” aconteceu a 25 de Maio de 2013. Desde essa data disputaram-se 15 derbies com 12 vitórias “leoninas” e três empates...

E o início do jogo de ontem mostrou, desde cedo, que dificilmente os “encarnados” iriam interromper essa série. Aos cinco minutos, o Sporting tinha conseguido já uma vantagem de quatro golos (5-1), que foi gerindo, chegando à vantagem máxima de sete golos (18-11).

O intervalo chegou com o Sporting a vencer (20-15), mas na segunda parte o Benfica reagiu e chegou a passar para a frente do marcador (23-22). Hugo Canela percebeu que tinha de fazer qualquer coisa e pediu um desconto de tempo que foi providencial. Os “leões” voltaram para a frente do marcador pouco depois e com uma margem confortável de quatro golos (29-25), que conseguiriam ainda aumentar até aos 33-27 finais.

Davide Carvalho, com nove golos, foi o melhor marcador do encontro, seguido por Cavalcanti (sete). No Sporting, Pedro Portela, que está de saída para o campeonato francês no final da temporada, foi o mais certeiro com seis golos.

Com este triunfo, o Sporting bateu ainda um recorde de vitórias seguidas na prova (28) que estava na posse do FC Porto desde a época de 2015-16 e passa a somar 19 títulos de campeão português, apenas menos um do que o recordista FC Porto.

Bruno de Carvalho marcou presença no derby e festejou com a equipa. No final lançou desafios aos atletas de outras modalidades do clube: “Ainda temos o hóquei, o futsal e no futebol ainda temos uma Taça de Portugal para conquistar”, declarou o presidente do Sporting.