Contentores do lixo chegam a todos os pontos do concelho

Investimento de 7,2 milhões de euros permite implementação de 4.400 contentores até Setembro. Parte da verba serviu para adquirir viaturas de recolha automatizada, que vão acelerar o processo nas zonas mais densamente povoadas.

Foto
Joana Goncalves

O cenário com sacos de lixo indiferenciado nas bermas das ruas vai desaparecer até Setembro no concelho de Braga. Graças a um investimento de 7,2 milhões de euros, suportado por receitas próprias, a Agere, empresa municipal que gere os resíduos, vai instalar 4.400 contentores em todo o território, dividido em três áreas – centro histórico, cidade que envolve o centro histórico e periferia do concelho.

O sistema, disse o presidente da Agere, Rui Morais, vai estar “adaptado a cada uma das zonas envolvidas, no que respeita ao acesso a cada um dos locais e à densidade populacional”, estando definido que cada um dos contentores não estará a mais de 100 metros de cada habitação e que as tarifas do lixo não vão sofrer qualquer alteração.

O novo processo começa a ser implementado já na próxima semana, na parte envolvente ao centro histórico, a zona de “maior densidade populacional”, com cerca de 100.000 habitantes – no concelho, residiam, em 2011, segundo o Censos, 181.494 pessoas. O investimento no “segundo anel” não se resume aos contentores. Abarca também quatro viaturas automatizadas – três de recolha do lixo e uma de lavagem dos contentores –, sem cantoneiros, que vão reduzir o tempo de cada recolha a 1h30.  

Os 10 cantoneiros que deixaram de ser necessários para recolher o lixo vão passar a trabalhar na limpeza das ruas, esclareceu ainda o responsável. Num momento que decorreu na Praça do Município, com dois dos novos camiões já expostos – a Agere pretende adquirir mais quatro veículos -, Rui Morais confirmou ainda que um milhão do investimento total vai ser aplicado na separação do lixo orgânico dos estabelecimentos de restauração e da hotelaria, no centro histórico. “Verificámos que 60% desses resíduos são valorizáveis”, justificou.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, também presente na cerimónia, o novo sistema é um passo para a melhoria da saúde pública e da sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo que garante mais comodidade aos cidadãos, desde logo por poderem depositar o lixo a qualquer hora do dia. “Não havia recolha em véspera de feriados e em alguns dias do fim-de-semana. Nalgumas freguesias, não há recolha todos os dias”, lembrou Ricardo Rio.

Sugerir correcção
Comentar