Vamos rever o significado de “mulher” no dicionário?

FOXlife e Priberam propõem a revisão da palavra "mulher" no dicionário, através de uma acção colectiva. Tens até 16 de Maio para contribuir com novas definições

Foto
Eric Ward/Unsplash

O canal televisivo FOXlife e o dicionário online Priberam lançaram o desafio aos portugueses de alterar a definição da palavra "mulher" no dicionário, através da acção "A palavra mulher definida por nós". Apesar da evolução do papel da mulher na sociedade, o seu significado ainda não reflecte essa mudança nos dicionários, segundo os autores da iniciativa. Em comunicado, acrecentam, o significado continua a ser "demasiado redutor, simplista e até associado a expressões e palavras de cariz depreciativo".

No dicionário online Priberam, a palavra mulher encontra-se definida por "pessoa adulta do sexo feminino; cônjuge ou pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; pejorativo: mulher pública: meretriz". Até 16 de Maio, todos podem contribuir para a revisão da palavra "mulher" através do site Palavra Mulher, onde irão estar reunidos e partilhados todos os contributos. No final, os linguistas da Priberam vão analisar as propostas para a revisão da palavra, que ficará disponível a 22 de Maio.

As cantoras Simone de Oliveira e Gisela João, o estilista Luís Buchinho, a atleta Vanessa Fernandes, a cientista Raquel Oliveira e o chef José Avillez foram as personalidades convidadas para dar o seu testemunho sobre o papel da mulher na sociedade e a definição da palavra em 2018.

Contactada pela Agência Lusa, Cláudia Pinto, linguista da Priberam, admite que também a palavra "homem" pode conter actualmente um significado redutor e que poderá vir a ser revista. Contudo, afirma, "para já a iniciativa está destinada à palavra 'mulher'". Segundo a Priberam, homem é "[Biologia] mamífero primata, bípede, com capacidade de fala, e que constitui o género humano"; "indivíduo masculino do género humano depois da adolescência"; "[Figurado] Humanidade, género humano"; "Pessoa do sexo masculino casada com outra pessoa, em relação a esta", "Pessoa do sexo masculino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual" e "Conjunto das pessoas do sexo masculino".

Na opinião de Cláudia Pinto, apesar de um dicionário não poder filtrar a realidade à medida de quem o faz ou de quem o lê, branqueando usos preconceituosos ou pejorativos de determinadas palavras, sejam eles de género, raça, orientação sexual ou de qualquer outro tipo, pode e deve ser o mais neutro, abrangente e inclusivo possível. Luís Fernambuco, gestor da FOXlife em Portugal, defende a importância da iniciativa para que "a definição de mulher não se baseie apenas em lugares-comuns ou em ideias feitas."

Sugerir correcção
Comentar