Yanis Varoufakis desce a Avenida da Liberdade no 25 de Abril

Ex-ministro das Finanças grego lançou movimento pan-europeu DiEM25.

No dia 26 realização segunda reunião do Conselho para a Lista Transnacional
Fotogaleria
No dia 26 realização segunda reunião do Conselho para a Lista Transnacional Reuters/FABRIZIO BENSCH
Varoufakis vai descer Avenida da Liberdade no 25 de Abril
Fotogaleria
Varoufakis vai descer Avenida da Liberdade no 25 de Abril Alkis Konstantinidis
Ex-ministro grego lançou movimento DiEM25
Fotogaleria
Ex-ministro grego lançou movimento DiEM25 Reuters/FABRIZIO BENSCH

No dia 25 de Abril, o ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis fará a tradicional descida da Avenida da Liberdade para assinalar os 44 anos da revolução portuguesa. Além do movimento pan-europeu DiEM25, fundado por Varoufakis, também o Géneration.s, liderado pelo francês Benoît Hamon, o Alternativet, da Dinamarca, o Bündnis – DiEM25, da Alemanha, o DeMA, de Itália, e o Razem, da Polónia, participarão no desfile.

O grego DiEM25 e o português LIVRE estão a construir juntos uma espécie de lista pan-europeia para concorrer às eleições europeias de 2019. Por essa razão, dirigentes do LIVRE e de outros movimentos estiveram recentemente em Nápoles a debater soluções para combater a emergência do “nacional-populismo e o marasmo” da União Europeia.

No dia a seguir ao desfile, pelas 9h30, inicia-se na Biblioteca de São Lázaro, em Lisboa, a segunda reunião do Conselho para a Lista Transnacional (a primeira foi a de Nápoles), após a qual, às 18h30, haverá uma conferência de imprensa de apresentação dos resultados do debate, bem como o "nome do movimento, o conteúdo do código de ética que os candidatos da lista terão de seguir e os progressos feitos a nível de programa eleitoral comum", como se lê num comunicado enviado pelo LIVRE às redacções.

Sugerir correcção
Ler 63 comentários