UEFA visa PSG por contratos sobrevalorizados

Financial Times "revela resultado" de investigação preliminar da Autoridade para o Controlo Financeiro dos Clubes.

Foto
REUTERS/Benoit Tessier

Os contratos de patrocínio do Paris Saint-Germain, com várias empresas associadas ao grupo do Qatar que detém o clube, foram "significativamente sobrevalorizados", segundo concluiu uma investigação preliminar da UEFA, revelou esta quarta-feira o Financial Times, que cita várias fontes próximas do processo.

A Autoridade para o Controlo Financeiro dos Clubes (CFLI), que aplica as regras do “fair play” financeiro da UEFA, nomeou a empresa independente Octagon para estimar os contratos entre o clube e empresas associadas, todas elas próximas do próprio Estado do Qatar, que financia o Qatar Sports Investment.

Os contratos, no valor de 200 milhões de euros, terão sido "significativamente sobreavaliados", noticia o Financial Times, a partir de especialistas consultados na investigação preliminar.

Assim, o clube pode enfrentar sanções da UEFA, que estipula que um clube a participar nas competições europeias não pode apresentar um défice superior a 30 milhões de euros num período de três anos, mesmo sendo apoiado por um dono com capacidade para investir.

A UEFA instaurou uma investigação ao clube francês após as contratações do brasileiro Neymar, recrutado ao Barcelona por 222 milhões de euros, e do francês Kylian Mbappé, que chegou por empréstimo do Mónaco com uma cláusula de compra obrigatória a rondar os 180 milhões.

Em 2014, o clube já tinha sido sancionado por um contrato com o Turismo do Qatar, que a UEFA considerou sobrevalorizado, tendo tido que pagar uma multa e sofrido restrições nas inscrições de jogadores na Liga dos Campeões.

Contactada pela agência noticiosa francesa AFP, a UEFA alegou que não comenta "quaisquer investigações em curso". O clube parisiense não comenta o caso.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários