Croata Nikola Listes vence Grande Prémio do festival de humor PortoCartoon 2018

Tema do concurso deste ano foi Limpar o Planeta, e Museu Nacional da Imprensa recebeu mais de 2500 candidaturas.

Foto
Nicola Listes

O croata Nikola Listes venceu esta terça-feira o Grande Prémio PortoCartoon 2018, festival de humor do Porto, com uma caricatura sobre a poluição dos oceanos.

"O Grande Prémio está directamente relacionado com os temas que mais marcam a actualidade, [como] a questão de estarmos a encher os oceanos com plástico, com detritos, resíduos", explicou à Lusa Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista Zero, e um dos membros do júri da 20.ª edição do PortoCartoon World Festival, que este ano teve como tema Limpar o Planeta.

O cartoon que ficou em primeiro lugar foca um navio com pescadores que, ao recolherem pescado do mar, têm de o depositar de imediato numa máquina de lavar a roupa, para que o peixe seja limpo e possa servir depois para alimentação, descreveu Francisco Ferreira, referindo que escolher o melhor trabalho foi uma tarefa "difícil", porque a edição recebeu mais de 2.500 candidaturas.

A 20.ª edição do PortoCartoon recebeu "o maior número de trabalhos de sempre", disse Luiz Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa (MNI) e impulsionador do festival, num encontro com jornalistas realizado no museu.

Os cinco países de onde chegaram mais trabalhos foram o Irão (cerca de 500 obras), a Turquia (cerca de 200), o Brasil (cerca de 180), a Roménia (114) e Portugal (96), mas houve também candidaturas vindas da China, da Polónia, do México, do Peru, de Espanha, da Bélgica, da Áustria e da Alemanha, entre outros.

Em segundo lugar ficou o albanês radicado em Itália Agim Sulaj, com uma alegoria de uma garrafa de plástico a devorar o Planeta Terra.

Em terceiro lugar ficaram, ex-aequo, Mahboobeh Pakdel, do Irão, com uma gravura sobre um peixe martirizado com um garfo com chaminés, e o brasileiro Cau Gomez, com uma caricatura em que se via uma vassoura feita de seres humanos, "a varrer a intolerância", explicou a organização.

Para celebrar a 20.ª edição do PortoCartoon, o MNI escolheu as figuras da fadista Amália Rodrigues e do realizador Woody Allen.

O primeiro prémio especial caricatura Woody Allen foi ganho pelo português Pedro Silva, com uma peça em que o realizador de cinema aparece a tocar clarinete. O segundo lugar foi para o brasileiro Paulo Caruso, que desenhou um Woody Allen vestido de vermelho a remeter ora para o diabo, ora para o Capuchinho Vermelho. O cartoonista português Pedro Ribeiro Ferreira ganhou o terceiro prémio especial caricatura Woody Allen.

O vencedor do prémio especial Amália Rodrigues foi o também português António Santos (Santiagu, nome artístico), com uma caricatura em que se pode observar uma Amália de lábios carnudos, pintados de vermelho e queixo exageradamente saliente a cantar ao microfone. O segundo lugar foi para o espanhol Matias Tolsá, e o terceiro para o português Aurélio Mesquita, com uma Amália de xaile.

Na categoria de tema livre, o júri do concurso anunciou 22 menções honrosas, entre as quais se destacam o Irão, a Espanha e a Bélgica com o maior número de citações.

O Grande Prémio do PortoCartoon 2018 tem o valor de 4000 euros (metade em dinheiro e metade em vinho do Porto), enquanto o segundo classificado receberá 1250 euros e o terceiro 750 euros (igualmente divididos entre dinheiro e garrafas de vinho do Porto). 

Notícia corrigida na referência ao valor dos prémios do festival.

Sugerir correcção
Comentar