Apple propõe 13 novos “emojis” inclusivos

"Emojis" de um cão guia, de pessoas em cadeira de rodas ou de orelhas com aparelho auditivo. Apple propõe 13 novos ícones para "proporcionar uma experiência mais inclusiva para todos"

Foto
Emojipedia

E se pudesses ter ainda mais opções de emojis no telemóvel? E se os novos ícones fossem marcadamente inclusivos, representando pessoas com deficiência? Esta é a premissa da proposta que a Apple enviou à Unicode Consortium, a organização responsável por analisar os pedidos de novos emojis. Se for aprovada, poderás tê-los nos aparelhos electrónicos (iOS e Android) já em 2019.

Ao todo foram apresentados 13 novos emojis (45 se forem contabilizadas as opções de tons de pele). Entre os símbolos criados há pessoas em cadeiras de rodas, bengalas de apoio a invisuais, cães guia, orelhas com aparelho auditivo e próteses. Segundo o documento enviado à Unicode, "diversificar as opções disponíveis ajuda a preencher uma falha significativa e proporcionar uma experiência mais inclusiva para todos".

A empresa esclareceu que apesar de a lista não incluir todas as incapacidades, é um "ponto de partida para uma maior representação da diversidade dentro do universo dos emojis". Segundo o blog Emojipedia, a Apple desenvolveu a proposta em colaboração com as organizações Conselho Americano de Cegos, Fundação de Paralisia Cerebral e Associação Nacional de Surdos.

Sugerir correcção
Comentar