Portas em vídeo e Rui Rio ao vivo no congresso do CDS

Líder do PSD retribui cortesia de Assunção Cristas e vai estar no encerramento do conclave dos democratas-cristãos.

Fotogaleria
Portas gravou um vídeo para mostrar no congresso Rui Gaudencio
Fotogaleria
Cristas esteve no encerramento do conclave do PSD Miguel Manso
Fotogaleria
Rui rio também estará em Lamego, no domingo Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Cristas quis reunir todos os ex-presidnetes que ainda são militantes Miguel Manso

Paulo Portas gravou uma mensagem em vídeo que será partilhada com os delegados ao 27.º Congresso do CDS-PP no momento da homenagem a Adriano Moreira, marcada para o próximo sábado, em Lamego. Assunção Cristas tentou reunir os ex-presidentes do partido na cerimónia dedicada ao dirigente histórico mas não conseguiu. Ao que o PÚBLICO apurou, José Ribeiro e Castro recusou ir ao congresso depois de saber que tanto Manuel Monteiro como Freitas do Amaral não tinham sido convidados por já não serem militantes do partido.

O ex-líder do CDS Paulo Portas não estará no país no próximo fim-de-semana por motivos profissionais e gravou um vídeo que vai ser exibido durante a homenagem a Adriano Moreira. A tentativa de reunir antigos presidentes do partido no conclave em que Assunção Cristas vai ser reeleita acabou, assim, por falhar. O encontro dos antigos líderes já era difícil dadas as relações tensas entre Paulo Portas e Manuel Monteiro, como este último acabou por admitir esta terça-feira em entrevista à SIC Notícias.

No encerramento, no domingo, o líder do PSD tem a presença confirmada. Rui Rio retribui assim o gesto de Assunção Cristas que também compareceu no congresso social-democrata há duas semanas em Lisboa.