Estação Imagem: finalistas de Fotografia já podem concorrer

De 17 a 21 de Abril, Coimbra recebe, pela primeira vez, o Prémio Estação Imagem. Estudantes finalistas de Fotografia já podem concorrer. Candidaturas abertas até 31 de Março

Foto
Markus Spiske/Unsplash

O Prémio Estação Imagem alarga este ano o concurso de fotojornalismo aos finalistas do curso de Fotografia, anunciou a organização do evento, que vai decorrer pela primeira vez em Coimbra, de 17 a 21 de Abril. Os estudantes juntam-se, assim "fotojornalistas portugueses, dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] e da Galiza, bem como aos estrangeiros aí residentes, aos quais está aberto o concurso".

De acordo com o comunicado, as inscrições para o concurso já abriram e terminam a 31 de Março, sendo que, para a edição deste ano, "há mais dois prémios a juntar aos já habituais". O Prémio Estação Imagem passa a contar com duas bolsas —mantém-se a bolsa Estação Imagem Viana do Castelo e abre a bolsa Estação Imagem 2018 Coimbra — e o Prémio Europa, apoiado pela representação em Portugal da Comissão Europeia.

O presidente do júri da 9.ª edição do Prémio Estação Imagem vai ser o espanhol Santiago Lyon, presidente do júri do World Press Photo 2013 e antigo director de fotografia da agência de notícias americana Associated Press. No júri do concurso estarão também os fotojornalistas Sara Naomi Lewkowicz, Marco Longari e Tanya Habjouqa.

Entre 17 e 21 de Abril, Coimbra acolhe o Prémio Estação Imagem, que vai ter sete exposições de "fotojornalistas de prestígio internacional", conferências, oficinas, exibição de documentários e um mercado do livro de fotografia, ficando as exposições patentes até ao final de Maio, anunciou a organização do evento.

Coimbra é pela primeira vez a anfitriã deste festival de fotojornalismo, que no passado decorreu em Mora e em Viana do Castelo. O ponto alto do evento será "a cerimónia de anúncio e entrega de prémios, que terá lugar no Convento São Francisco", a 21 de Abril, disse a organização. O festival deste ano é coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que se assume também como novo parceiro oficial do evento. As candidaturas ao Prémio Estação Imagem, dedicado à reportagem fotojornalística, poderão ser submetidas no site; o regulamento pode ser consultado aqui.

Sugerir correcção
Comentar