SIC estreia-se na Amazon Prime com Mourinho e Jorge Mendes

Serviço de streaming tem acordo com o canal de Carnaxide e disponibiliza filmes só para os seus subscritores nos EUA e no Reino Unido.

Foto
Jason Cairnduff/epa

Dois documentários da SIC estão pela primeira vez no serviço de streaming Amazon Prime Video, disponíveis para os importantes mercados norte-americanos e britânico. É a estreia de documentários de um canal português na plataforma e o acordo envolve os títulos José Mourinho - O Melhor Treinador do Mundo (2010) e Jorge Mendes - O Super Agente (2012).

Os dois programas, sobre dois dos mais internacionais nomes do desporto português, são assinados pelos jornalistas da SIC Nuno Luz e Paulo Cepa e serão os únicos incluídos no acordo, soube o PÚBLICO. Ambos já estão disponíveis nas plataformas Amazon. A SIC não quis comentar nem adiantar detalhes sobre a duração do acordo de cedência de direitos ou se estes serão os primeiros de outros programas da sua produção a estar na Amazon Prime.

O serviço Amazon Prime Video está em Portugal desde Dezembro de 2016, onde fez uma entrada muito mais discreta do que o seu concorrente directo, o Netflix, fizera um ano antes. Os dois documentários da SIC estarão apenas disponíveis para os subscritores do serviço nos EUA e no Reino Unido, excluindo assim os assinantes em Portugal. Já em 2016, com o Netflix recém-chegado a Portugal, a SIC fora o primeiro canal a ter alguns dos seus conteúdos nessa plataforma, com novelas como Mar Salgado e Rosa Fogo ou as séries Sal e Lua Vermelha. Esses programas estavam apenas disponíveis no Netflix português, cujo catálogo integraram durante cerca de um ano.

Actualmente, nos mercados visados pelo acordo entre a SIC e a Amazon, estão disponíveis vários títulos em português, a maioria dos quais brasileiros, mas entre eles está o filme português Águas Mil (2009), de Ivo Ferreira, ou a curta Emilia, de Diogo Borges. Já no Netflix, que tem apostado na produção local mas ainda não o fez em Portugal, continua, solitário, o espectáculo de humor stand up de Salvador Martinha como representante nacional.

O Reino Unido é precisamente um dos três territórios onde a Amazon ultrapassa a quota de mercado do Netflix, segundo a consultora IHS Markit. O Netflix é a plataforma de streaming dominante nos EUA, com mais de 52 milhões de subscritores, e no mundo, com mais de 110 milhões de assinantes no final do ano passado.

Em Portugal, e como nenhuma das empresas divulga dados de audiências ou assinaturas, sabe-se apenas que 5,5% das pessoas com 10 ou mais anos subscreve pelo menos um dos serviços de um conjunto de plataformas de streaming on demand a operar no país – Netflix, Amazon mas também serviços específicos de canais convencionais como a Fox e o seu Fox Play ou o Nos Play, segundo dados da Anacom divulgados em Dezembro e que dizem respeito aos números disponíveis até Setembro de 2017. São números que revelam a prevalência dos serviços por subscrição por cabo ou satélite, mas também o crescimento do streaming em Portugal, com valores que duplicaram 2,3% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Sugerir correcção
Comentar