Denys Nevozhai/Pixabay
Foto
Denys Nevozhai/Pixabay

Ordem dos Arquitectos premeia “Arquitectura e Cor” no Instagram

Concurso Outro Prisma tem lugar no Instagram de 19 de Fevereiro a 27 de Maio. Autor da melhor fotografia recebe 500 euros

O quarto concurso Outro Prisma pretende que os participantes "continuem a descobrir, através da fotografia, a obra arquitectónica". A edição deste ano — que teve início a 19 de Fevereiro e se prolonga até 27 de Maio — tem como tema Arquitectura e Cor.

Os participantes são incentivados a adoptar uma abordagem que envolva o uso e dinamização das cores, a interferência destas na percepção dos objectos, bem como a sua influência na composição arquitectónica, explica em comunicado a Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte (OASRN), a entidade promotora do concurso. A melhor fotografia recebe 500 euros.

O concurso não restringe as participações, mas os participantes têm de seguir certos passos, para garantir a validade da participação.Em primeiro lugar, o perfil de Instagram tem de ser público. Este deverá obrigatoriamente seguir a página da OASRN, na mesma rede social. Por último — e durante a duração do concurso — o utilizador pode publicar, no máximo, uma foto por semana, em formato quadrado, identificando a OASRN na imagem e referindo a localização.

O concurso terá três fases de selecção. Todas as semanas são escolhidas três imagens — em caso de selecção, o concorrente, depois de notificado, tem até dez dias úteis para enviar os dados exigidos. Depois, o júri irá seleccionar as dez imagens finalistas e, por fim, a fotografia vencedora, bem como as menções honrosas. A originalidade, o enquadramento ao tema e a capacidade de valorização da arquitectura são os critérios que irão ditar a escolha ou rejeição dos trabalhos submetidos. 

A selecção das melhores imagens será feita por um júri composto por fotógrafos, arquitectos e a vencedora da passada edição, Sofia Catarina. Para mais informações, consulta o regulamento do concurso.