Vitória clara de Portugal frente à Holanda

A selecção nacional de râguebi derrotou os holandeses, por 36-12, e assumiu a liderança do Rugby Europe Trophy

Foto
DR

Portugal confirmou neste sábado o favoritismo à vitória no Rugby Europe Trophy 2017-18 e derrotou no Estádio Nacional a Holanda, por 36-12, numa partida onde os portugueses marcaram cinco ensaios. Com este triunfo com ponto de bónus ofensivo, a selecção portuguesa passa a ocupar o primeiro lugar da competição com 10 pontos, mais um do que os holandeses, e a equipa liderada por Martim Aguiar tem menos um jogo.

Frente ao principal adversário na luta pela vitória no Rugby Europe Trophy – o vencedor da competição irá disputar um play-off de acesso ao Rugby Europe Championship -, Portugal fez uma primeira parte de grande qualidade e chegou ao intervalo a ganhar por 24-0, com dois ensaios do ponta António Cortes Monteiro e um outro de Salvador Vassalo.

Na segunda parte o jogo mudou. A Holanda, que conta com vários jogadores nascidos na Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e Inglaterra, marcou ensaio logo na primeira jogada, por Sep Visser, ponta que já representou o Edinburgh Rugby. Sem que Portugal conseguisse reagir, os holandeses continuaram a assumir o domínio territorial e, aos 54’, Storm Carroll aproveitou algumas facilidades da defesa nacional para fazer o segundo toque de meta holandês (24-12).

Com a vitória em perigo, Portugal voltou a aumentar o ritmo de jogo e resolveu a partida nos últimos 12 minutos, com mais dois ensaios de Manuel Cardoso Pinto e Francisco Vieira, garantindo uma vitória clara (36-12) e o precioso ponto de bónus ofensivo.

Os Lobos, que somam por vitórias os dois jogos disputados, voltam a competir a 24 de Fevereiro, recebendo em Setúbal a Suíça.

Sugerir correcção
Comentar