Graça Guimarães e António Feijó nomeados administradores não executivos da Gulbenkian

Irão substituir no cargo António Guterres e Joaquim Gomes Canotilho.

Foto
miguel madeira / arquivo

Graça Andresen Guimarães e António M. Feijó são os novos administradores não executivos do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, substituindo no cargo António Guterres e Joaquim Gomes Canotilho, anunciou esta sexta-feira a fundação em comunicado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Graça Andresen Guimarães e António M. Feijó são os novos administradores não executivos do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, substituindo no cargo António Guterres e Joaquim Gomes Canotilho, anunciou esta sexta-feira a fundação em comunicado.

Os dois novos membros, eleitos pelo conselho de administração plenário da instituição, juntam-se a Emílio Rui Vilar, que já fazia parte do conselho, e completam, assim, o número de administradores não executivos.

"Sendo a Fundação Gulbenkian uma instituição tão importante na cultura, na ciência e na filantropia, fico muito grato por o Conselho de Administração ter considerado que a minha colaboração poderia ser útil", disse ao PÚBLICO, António Feijó, reagindo à sua nomeação.

Segundo o comunicado estes elementos participam nas reuniões plenárias do conselho de administração – com competências na definição da estratégia, das políticas de investimento e de pessoal –, na aprovação do plano e orçamento anual e, ainda, na deliberação sobre a eleição do presidente e de novos elementos do conselho.

Os administradores não executivos fazem também parte de duas novas comissões do conselho de administração, agora criadas: a comissão de remunerações e a comissão de auditoria que, juntamente com o comité de investimentos, completam a nova estrutura do conselho de administração.

Graça Andresen Guimarães, nascida em Lisboa, em 1948, é conselheira principal do Director-Geral da Organização Mundial do Comércio desde 2013.

Foi embaixadora de Portugal em Cabo Verde, entre 2007 e 2011, e Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas e outras organizações internacionais. Foi investigadora associada no Instituto para o Estudo da Diplomacia da Universidade de Georgetown (1995 a 1999) e investigadora visitante no Instituto Europeu da London School of Economics (2004 a 2006).

António M. Feijó, nascido em 1952, é professor catedrático da Faculdade de Letras e Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, e autor de vários livros, com publicações sobre tópicos de literatura inglesa, norte-americana e portuguesa, bem como traduções e versões dramatúrgicas, entre outros, de Shakespeare, Thomas Otway e Fernando Pessoa. 

O conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian é presidido por Isabel Mota e integra os administradores executivos Teresa Gouveia, Martin Essayan, José Neves Adelino, Guilherme d'Oliveira Martins e Pedro Norton.