Ex-candidato da extrema-direita baleou imigrantes em Macerata

Foram feridas pelo seis pessoas, imigrantes de origem africana. Atacante tinha ligações à Liga Norte.

Fotogaleria
Luca Traini, de 28 anos, candidatou-se pela Liga Norte ao município de Corridonia,Luca Traini, de 28 anos, candidatou-se pela Liga Norte ao município de Corridonia EPA,EPA
Fotogaleria
EPA/GUIDO PICCHIO

A polícia italiana deteve um homem suspeito de ter atirado sobre várias pessoas enquanto seguia num carro na cidade de Macerata, na costa leste italiana. O ataque parece ter sido dirigido contra imigrantes, diz a imprensa local.

Para já, as autoridades ignoram se o indivíduo actuou sozinho. A imprensa italiana diz que o ataque poderá ter tido uma motivação racial, e que o autor do disparo era próximo de formações de extrema-direita. Quando foi preso estava envolto numa bandeira italiana e fez a saudação fascista ao passar pelo Monumento aos Mortos na guerra, relata o jornal Corriere della Sera.

A imprensa italiana identifica o atacante como Luca Traini, de 28 anos, que foi candidato pela Liga Norte (partido de extrema-direita) no ano passado no município de Corridonia.

Uma vez que o atirador foi relacionado com a Liga Norte, o líder do partido, Matteo Salvini, reagiu ao ataque em Macerata. "Qualquer um que dispare é um delinquente, independentemente da cor da pele", disse. "Mas é claro que a imigração está fora de controlo, uma invasão organizada, desejada e financiada como a que se verificou nos últimos anos leva a confrontos sociais", declarou Salvini, que prevê formar uma coligação para chegar ao poder com a Força Itália de Silvio Berlusconi após as eleições de 4 de Março.

O jornalista e escritor Roberto Saviano comentou a história no Twitter, e não poupou críticas ao líder da Liga Norte: "O mandato moral do que aconteceu em Macerata é de Matteo Salvini. Ele e as palavras irreflectidas são um perigo moral para democracia."

O incidente ocorreu pouco depois das 11h00 (menos uma hora em Portugal continental). Foram feridas seis pessoas, imigrantes de origem africana, duas delas estão em estado mais grave. A sede do Partido Democrático local também sofreu danos, avança a imprensa italiana.

O ataque ocorre poucos dias depois da descoberta do corpo desmembrado e guardado em duas malas de uma jovem toxicodependente de 18 anos em Macerata, em que o suspeito do assassínio é um imigrante nigeriano.

O caso foi amplamente utilizado pela extrema-direita, que defende fortes restrições à imigração e que pretende capitalizar nas próximas eleições, em Março, com a tensão causada pela crise dos refugiados em Itália. Os disparos ocorreram em locais relacionados com o homicídio desta jovem natural de Roma, Pamela Mastropietro.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários