SOS Racismo condena declarações atribuídas a Fábio Coentrão

Em causa estão insultos racistas que o jogador do Sporting terá dirigido a Moussa Marega, atleta do FC Porto.

Foto
HUGO DELGADO

A associação SOS Racismo considera “inaceitáveis” as declarações racistas atribuídas ao jogador do Sporting Fábio Coentrão, supostamente proferidas durante a meia-final da Taça da Liga, no encontro com o FC Porto, e tendo como alvo Moussa Marega, e vai pedir reuniões com a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga de Clubes e outras organizações.

“Vários vídeos sem som com legendas circulam nas redes sociais mostrando Fábio a dirigir-se ao Marega em termos insultuosos e racistas”, contextualiza a associação num comunicado divulgado na sexta-feira.

O caso tinha sido denunciado pelo FC Porto, que através da newsletter Dragões Diário divulgou um vídeo legendado em que Coentrão insultará o adversário em termos racistas. No entanto, não existe uma gravação sonora do incidente. 

“Infelizmente, esta atitude de Fábio Coentrão não é um acto isolado, pois enquadra-se nas frequentes manifestações de racismo que vamos assistindo nos estádios de futebol”, denuncia a SOS Racismo, atribuindo o fenómeno à “banalização do racismo” e à “impunidade a ela associada”, bem como à “ineficácia do quadro jurídico de combate contra o racismo”.

Pedindo “bom senso e sentido de responsabilidade” a personalidades que “gozam de grande notoriedade pública e capacidade de influência social”, a SOS Racismo anunciou que vai apresentar uma queixa contra Coentrão junto da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Além da participação, a SOS Racismo vai solicitar reuniões à Federação Portuguesa de Futebol, à Liga de Clubes e ao Sindicato dos Jogadores de Futebol, declarando-se disponível para ajudar a combater a intolerância no desporto.

Sugerir correcção
Comentar