Keeping Up With The Kattarshians: aqui há sempre gato

Um "reality show" na Islândia junta gatos numa casa de brincar a serem filmados com quatro câmaras. O resultado? Um sucesso nas audiências e na adopção dos felinos que por lá passam.

Foto

Um amigo de Inga Lind Karlsdóttir, a criadora de Keeping Up With The Kattarshians, atirou a ideia para o ar: “Queria muito fazer um reality show com gatos a viver numa casa em miniatura”. O resto do grupo desmanchou-se a rir, mas Lind só disse “vamos a isto”.

A islandesa tem a sua própria produtora de televisão e, em Fevereiro de 2017, lançou o “primeiro reality show protagonizado por gatos” que quase um ano depois continua a ser transmitido.

Foto

“Nós gostamos de tudo o que eles fazem”, disse a produtora à Vice Broadly, aquando da estreia do programa. “É divertido quando eles enlouquecem e destroem a casa, mas também é muito relaxante vê-los a dormir", reconhece. "Há tantas más notícias nos meios de comunicação e coisas terríveis a acontecerem no mundo que é muito bom sentarmo-nos simplesmente a ver os gatinhos.”

O programa foi criado em parceria com associações de apoio aos animais, como a Cat Protection Society, na Islândia, e é aprovado por todos os organismos governamentais islandeses que tutelam a protecção animal.

Antes de se mudarem para uma casa completamente mobilada — e adaptada ao seu tamanho — todos os protagonistas viviam num abrigo local para animais resgatados. As “famílias de gatinhos”, como chamam às ninhadas orfãs que vivem na casa, vão chegando à medida que os antigos protagonistas são adoptados.

A emissão ininterrupta mostra os gatinhos a dormir, comer e a brincar. “No início tínhamos muitas queixas sobre o tempo que os gatos passavam a dormir. Achei que havia algum problema com a câmara, mas na verdade os gatos simplesmente dormem muito”, disse a produtora, na mesma entrevista.

Foto

A família mais recente chegou à “mansão dos Kattarshians” a 9 de Janeiro e é constituída por quatro gatos bebés, com nomes inspirados em rappers islandeses, acompanhados pela sua mãe. Jói Pé, Króli, Alvia, Hr. Hnetusmjör estão sempre em directo na emissão online, aqui. E sim, às vezes, também há dramas entre irmãos.

Sugerir correcção
Comentar