Perguntas e Respostas

Tire aqui as dúvidas sobre a nova competição da UEFA

A Liga das Nações envolve as 55 selecções europeias, divididas por quatro escalões. Mas o formato é confuso e tem suscitado muitas questões.

Foto
A selecção de São Marino vai começar na Liga D Norsk Telegrambyra AS/Reuters

Porque é que a UEFA teve a ideia de criar esta prova?

O objectivo da UEFA ao desenhar a Liga das Nações foi “substituir uma parte considerável dos encontros amigáveis por outros competitivos, permitindo que as selecções defrontem outras de potencial semelhante”. De acordo com os responsáveis pelo futebol europeu, havia demasiados encontros particulares “insignificantes” e o nível competitivo era por vezes desequilibrado.

Ok, e agora vai ser mais equilibrado?

Em princípio sim. A Liga das Nações distribui as 55 selecções europeias por quatro escalões (A, B, C e D) e as selecções são agrupadas de acordo com o posicionamento na tabela de coeficientes. Assim garante-se um mínimo de equilíbrio e competitividade. Os últimos classificados dos grupos de cada escalão serão despromovidos. Os vencedores de cada agrupamento nas Ligas B, C e D sobem ao escalão superior. Os primeiros classificados na Liga A discutem o troféu.

Acabaremos por ter as selecções mais fortes a jogar entre elas...

A UEFA diz que o factor financeiro “não é o motor” da nova competição. “No entanto, os direitos da prova serão centralizados, tal como foi recentemente feito nos jogos de qualificação europeia, e as federações terão receitas mais estáveis”, sublinha o organismo que tutela o futebol europeu.

Mas os jogos particulares vão desaparecer de vez?

Não, porque continua a haver datas previstas no calendário competitivo para jogos amigáveis entre selecções. Mas vão ser menos do que até agora e, espera a UEFA, mais competitivos. O organismo que tutela o futebol europeu salienta que continuará a haver partidas de preparação para fases finais de grandes competições, e também garante que as selecções europeias continuarão a ter oportunidades para defrontar equipas de outros continentes.

De quanto em quanto tempo é que se realiza a Liga das Nações?

De dois em dois anos. A ideia da UEFA é que nos anos ímpares seja coroado um novo vencedor da Liga das Nações. Mas a distribuição da prova no calendário tem sido criticada: nesta primeira edição a fase de grupos disputa-se entre Setembro e Novembro, mas o troféu só será entregue em Junho.

E dá apuramento para o Europeu?

Não de forma directa, mas haverá quatro selecções qualificadas para o Euro 2020 via Liga das Nações. É confuso: o apuramento para o Europeu realiza-se de forma autónoma (entre Março e Novembro de 2019) e atribui 20 dos 24 lugares na fase final. Os restantes quatro ficam para discutir entre as 16 equipas mais bem classificadas de cada escalão na Liga das Nações. Vamos ter quatro equipas da Liga D a lutar por um lugar no Euro 2020. Há esperança para São Marino...