Portugal é cabeça de série na Liga das Nações, a nova prova da UEFA

A selecção portuguesa aparece no grupo 1 da Liga A, juntamente com a campeã mundial Alemanha, a Espanha, adversária no Mundial 2018, e ainda a Bélgica.

Foto
Portugal integra a Liga A da Liga das Nações da UEFA LUSA/TAMAS KOVACS

Portugal integra a Liga A, com o estatuto de cabeça de série, da Liga das Nações da UEFA, a nova competição do organismo que rege o futebol europeu e que também serve de qualificação para o Euro 2020 de futebol.

A prova desenhada pela UEFA, que arranca em Setembro de 2018, está dividida em quatro ligas, nas quais participam as 55 selecções da Europa em função do seu ranking continental: a vencedora de cada uma das ligas (A, B, C e D) tem lugar no próximo Campeonato da Europa, caso não o tenha conseguido através da normal fase de qualificação.

No sorteio que se realiza na quarta-feira, em Lausana, na Suíça, a selecção portuguesa aparece entre os tubarões europeus, ocupando o grupo 1 da Liga A, juntamente com a campeã do Mundo Alemanha, a Espanha, adversária no Mundial 2018, e ainda a Bélgica. No grupo 2 da Liga A estarão França, Inglaterra, Suíça e Itália, enquanto no grupo 3 figuram Polónia, Islândia, Croácia e Holanda.

As selecções serão divididas em quatro grupos de três equipas, com os vencedores de cada um desses grupos a seguirem depois para a fase final da Liga das Nações, composta por meias-finais, jogo de atribuição do terceiro lugar e final, a disputar em Junho de 2019. O organizador da fase final será conhecido em Dezembro de 2018, sendo um dos quatro países finalistas.

Os quatro últimos de cada grupo são relegados para a Liga B na seguinte edição, sendo que desta sobem outros quatro à Liga A. O sistema repete-se com os grupos C e D. Áustria, País de Gales, Rússia e Eslováquia são os cabeças de série da Liga B, que conta ainda com as selecções da Suécia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia-Herzegovina, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Checa e Turquia.

Na Liga C, que, ao contrário das A e B, terá 15 equipas, pelo que haverá três grupos de quatro selecções e um de três, são cabeças de série Hungria, Roménia, Escócia e Eslovénia. Os agrupamentos contam ainda com Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estónia e Lituânia.

Azerbaijão, Macedónia, Bielorrússia e Geórgia destacam-se na Liga D, que contempla ainda Arménia, Letónia, Ilhas Faroé, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldova, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar.

As 55 selecções foram divididas de acordo com a respectiva posição no ranking após a conclusão da qualificação europeia para o Mundial. As jornadas decorrem entre 6 e 8 de Setembro e 18 e 20 de Novembro deste ano e, no início de Dezembro, serão sorteadas as meias-finais, decorrendo a fase final de 5 a 9 de Junho de 2019.

As selecções em grupos de três jogarão em quatro das seis jornadas e caso a decisão do Comité Executivo da UEFA se mantenha por ocasião do sorteio, a Rússia e Ucrânia não poderão ser sorteadas para o mesmo grupo, o mesmo sucedendo com a Arménia e o Azerbaijão.

Composição dos grupos no sorteio da Liga das Nações:

Liga A

Pote 1: Alemanha, Portugal, Bélgica e Espanha

Pote 2: França, Inglaterra, Suíça e Itália

Pote 3: Polónia, Islândia, Croácia e Holanda

Liga B

Pote 1: Áustria, País de Gales, Rússia e Eslováquia

Pote 2: Suécia, Ucrânia, Irlanda e Bósnia-Herzegovina

Pote 3: Irlanda do Norte, Dinamarca, República Checa e Turquia

Liga C

Pote 1: Hungria, Roménia, Escócia e Eslovénia

Pote 2: Grécia, Sérvia, Albânia e Noruega

Pote 3: Montenegro, Israel, Bulgária e Finlândia

Pote 4: Chipre, Estónia e Lituânia

Liga D

Pote 1: Azerbaijão, Macedónia, Bielorrússia e Geórgia

Pote 2: Arménia, Letónia, Ilhas Faroé e Luxemburgo

Pote 3: Cazaquistão, Moldova, Liechtenstein e Malta

Pote 4: Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar

Sugerir correcção
Comentar