Problemas mecânicos obrigam Carlos Sousa a desistir do Dakar

Uma fuga de óleo no motor do seu automóvel levou o piloto português a nem sequer partir para a oitava etapa da prova.

Foto
Carlos Sousa LUSA/David Fernandez

Carlos Sousa (Renault) nem sequer arrancou para a oitava etapa do Rali Dakar, que neste domingo fez a ligação entre Uyuvi e Tupiza, na Bolívia, 585 exigentes quilómetros a cerca de 3700 metros de altitude. É que um problema mecânico no seu Renault fez o piloto português (23.º da geral) perceber que , se fosse para a estrada, rapidamente ficaria apeado. Quem acelerou bastante foi Stéphane Peterhansel (Peugeot), ainda com esperanças de recuperar a liderança nos automóveis depois do azar da véspera, enquanto nas motos a luta pelo primeiro lugar está renhida com a diferença entre o primeiro e o segundo a ser apenas de 22 segundos.

Uma fuga de óleo no radiador do Renault de Carlos Sousa e detectada logo na especial de sábado obrigou à desistência do piloto português, que competia no seu 18.º Dakar. É que a etapa em que o problema foi descoberto tinha as características de “maratona”, impedindo a assistência dos mecânicos das equipas. Assim, teriam que ser os próprios pilotos a tentar resolver, pelos seus próprios meios, a questão, algo que não estava ao alcance de Carlos Sousa.

“[O Renault] Perdera três litros de óleo em apenas 30 quilómetros. Com 500 quilómetros de especial pela frente, é evidente que íamos ficar pelo caminho com o motor partido”, explicou o piloto português.

A acelerar bastante esteve Stéphane Peterhansel, ainda a sonhar com a vitória, apesar do tempo perdido na véspera também com um problema mecânico. Para já, venceu a etapa e reentrou no pódio.

Nas motos, apesar de ter terminado em sétimo lugar, Adrien van Beveren (Yamaha), mantém a liderança na geral, mas por apenas 22s.

Nona etapa cancelada

Entretanto, a organização do Dakar decidiu cancelar a nona etapa, marcada para segunda-feira, entre a cidade boliviana de Tupiza e Salta, na Argentina.

“A etapa está cancelada porque há muita água no ‘bivouac’ [acampamento], e amanhã esperamos uma tempestade também. Não são as melhores condições para se levar a cabo a etapa”, explicou à AFP o director da corrida, Marc Coma.

Coma explicou que a organização “prefere não correr riscos”, pelo que a tirada de 513 quilómetros, 242 deles cronometrados, será cancelada. O dia marcaria a chegada à Argentina do Dakar 2018, que termina em Córdoba em 20 de Janeiro.

Em 2017, os organizadores também anularam uma etapa na Bolívia, no caso a sexta, devido a chuvas torrenciais que cancelaram a tirada entre Oruro e La Paz.

Sugerir correcção
Comentar