Von Calhau! inauguram exposição em Londres

Marta Ângela e João Alves, os Von Calhau!, inauguram “Phantom Blot Back to Attack" na galeria independente Kunstraum, em Londres. Exposição inédita fica patente até 10 de Fevereiro

Foto
DR

A dupla de artistas portuguesa Von Calhau!, composta por Marta Ângela e João Alves, inaugura esta quinta-feira, 11 de Janeiro, uma exposição inédita em Londres, que inclui uma peça insuflável de grande dimensão que força o público a sair da galeria.

Intitulada Phantom Blot Back to Attack (Mancha Negra Volta a Atacar), a exposição parte de um grafito da frase, datado dos anos 70-80, ainda visível numa parede de um edifício em Venda Nova, perto da Amadora, um subúrbio de Lisboa. Mancha Negra, ou, na tradução para inglês, Phantom Blot, é também o nome da personagem de banda desenhada de Walt Disney, rival de Mickey Mouse e o maior criminoso de Patopólis, tendo como característica deixar uma mancha negra nos locais por onde passa.

O sinal de passagem é como um "tag ou grafito", que o programador, o português João Laia, entende que pode ser interpretado tanto em termos figurativos — como "o que a mancha negra significa em termos narrativos" — como materiais, já que "todos os desenhos de banda desenhada são, no limite, manchas negras de tinta sobre fundos brancos de papel".

É nesta tradução do inglês para o português, de Phantom Blot para Mancha Negra e vice-versa, que Laia considera existir "uma mutação de significados decisiva" e que lhe interessou desenvolver para este projecto. "Passa-se de mancha negra para mancha fantasma e de mancha fantasma para mancha negra, criando estranhas relações entre solidez e vaporosidade que serão trabalhadas na exposição, através do uso justaposto de materiais como ar e plástico ou conceitos como cheio e vazio, entre outros recursos ambivalentes", refere o programador.

A exposição consiste numa instalação sonora, que será gravada durante uma performance da dupla no dia da inauguração, de um conjunto de imagens com colagens e jogos de palavras, e de uma peça intitulada Mancha Negra, que é construída unindo sacos de plástico de lixo de cor preta. Usando uma máquina, o adereço — feito à medida da sala — é lentamente enchido com ar e depois esvaziado, num ciclo contínuo que dura 20 minutos, descreve João Laia.

"Aquilo vai enchendo, enchendo, enchendo, enchendo até que ocupa o espaço todo e as pessoas, das duas uma: ou fogem ou ficam presas dentro do espaço da galeria, porque já não podem sair sem destruírem o objecto", diz.

Activos desde 2006, os Von Calhau! possuem um trabalho fértil e variado de colaboração nas áreas da música e das artes visuais, como se reflecte em concertos e performances, na edição de discos, na realização de filmes e vídeos, na produção de desenhos e obra gráfica e em publicações. A exposição, inédita e a primeira individual da dupla no estrangeiro, teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal no Reino Unido e fica até 10 de Fevereiro na galeria independente Kunstraum

Sugerir correcção
Comentar