As cinco melhores fotogalerias de autores portugueses

A qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos fotógrafos portugueses vai, de ano para ano, dando cada vez mais provas de qualidade e reconhecimento internacional. O P3 publicou, em 2017, dezenas de projectos de autores nacionais e revela, neste artigo, cinco fotogalerias que merecem ser revistas

Foto

Violeta Santos Moura

 

Foi distinguida pela revista Time como uma das 34 vozes femininas mais relevantes do fotojornalismo mundial em Março de 2017, momento em que o P3 publicou uma fotogaleria com uma retrospectiva do seu trabalho, acompanhada por uma entrevista sobre o seu percurso numa área profissional dominada esmagadoramente por homens.

José Sarmento Matos

O fotógrafo português quis conhecer o quotidiano invisível dos trabalhadores de call centers da Índia e das Filipinas e desenvolveu o projecto How Can I Help You, que se mantém ainda em desenvolvimento. Em entrevista ao P3, Sarmento Matos disse não ter encontrado “locais sobrelotados e sobreaquecidos, pessoas sujeitas a horários intermináveis por salários miseráveis” como muitos esperariam; aquilo que viu foi precisamente o contrário. A entrevista pode ser lida aqui.

Mário Cruz

No Senegal, existem cerca de 50 mil crianças, de idades compreendidas entre os cinco e os 15 anos, que dedicam oito horas por dia à mendicidade. São discípulos das escolas corânicas do país e pedem nas ruas em benefício dos seus guardiões religiosos — denominados marabouts. "O que deveria ser uma escola é, por vezes, um lugar de tortura. (…) São lugares onde atrocidades decorrem diariamente", disse o autor do projecto Talibés Escravos dos Tempos Modernos ao P3, na entrevista que pode ser lida integralmente aqui. O projecto do fotojornalista Mário Cruz logrou o prémio na categoria de Assuntos Contemporâneos da edição de 2016 do World Press Photo, e, mais recentemente, o Prémio Estação Imagem.

Bruno Simões Castanheira

As montanhas cercaram as gentes do Parque Nacional da Peneda-Gerês e moldaram-nas à sua imagem e semelhança: elas são belas, bravias, invulgares, carregadas de misticismo e espiritualidade. Durante três meses, o fotógrafo Bruno Simões Castanheira percorreu três concelhos do distrito de Viana — Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca — em busca "de vestígios de uma sociedade e economia rural que se encontra em vias de extinção”. O resultado, a série fotográfica Lugares de Silêncio, pode ser revisto aqui.

Pedro Matos

Pedro Matos deslocou-se até Cabo Verde com o objectivo de registar os parcos vestígios da História colonial portuguesa. Os últimos colonos, aqueles que decidiram permanecer nas ilhas após a instauração da democracia em Portugal, afirmam “preferir morrer a abandonar” Cabo Verde. O projecto Herdeiros da Escravatura esteve exposto na Leica Store, no Porto.

Sugerir correcção
Comentar