Japão aprova orçamento recorde para a Defesa

Uma fatia importante dos fundos irá para o reforço da defesa contra um possível ataque da Coreia do Norte.

Foto
Sessão anual de treino do exército japonês Reuters/Issei Kato

O Governo do Japão aprovou nesta sexta-feira um orçamento recorde para a Defesa. Os fundos anuais para esta área vão crescer pelo sexto ano consecutivo, aumentando 1,3% para 5,19 biliões de ienes (38,6 mil milhões de euros) face ao ano anterior, de acordo com o orçamento publicado pelo Governo.

A maior fatia do orçamento, 137 mil milhões de ienes (1000 milhões de euros), está destinada ao reforço da defesa contra um possível ataque de um míssil disparado pela Coreia do Norte.

Está incluída a aquisição de um novo sistema antimíssil, o SM-3 Block IIA, desenhado para interceptar projécteis no espaço, e também uma actualização do sistema de mísseis Patriot, que são a última linha de defesa contra ogivas, e a preparação para a construção de duas estações de radar terrestres, as Aegis.   

O Japão vai gastar ainda 2200 milhões de ienes (16 milhões de euros) num sistema de mísseis de alcance médio capazes de atingir locais de lançamento na Coreia do Norte, para deter algum ataque potencial de Pyonyang, que continua a testar mísseis balísticos.

“É essencial que tenhamos o equipamento mais recente e eficaz para melhorar a nossa defesa”, disse o ministro da Defesa japonês, Intsunori Onodera, depois de ser aprovado o plano de despesas pelos membros do Governo.

O último míssil lançado pela Coreia do Norte foi a 29 de Novembro e alcançou uma altitude superior a quatro mil quilómetros, antes de se afundar no Mar do Japão.

Os grandes gastos em material militar, que na sua maioria se destinaram a comprar produtos aos Estados Unidos, forçaram o Japão a encolher o programa doméstico que ajudaria as empresas locais, como a Mitsubishi e a Kawasaki, a manter a sua base industrial na área da Defesa. Isso poderá dificultar a construção do caça F-3, uma grande ambição para a Defesa japonesa. 

Em Novembro, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para comprar mais armas de fabrico norte-americano, um pedido que faz parte da pressão que Washington está a fazer junto dos seus aliados para contribuírem mais para uma defesa internacional conjunta.

O Japão planeia destinar 279 mil milhões de ienes (2000 milhões de euros) do próximo orçamento para comprar material de defesa aos Estados Unidos, 15% a mais do que o orçamento actual e mais do dobro do orçamento gasto no ano fiscal que terminou a 31 de Março de 2016 (o ano fiscal japonês começa sempre a 1 de Abril de cada ano).

Sugerir correcção
Comentar