Nome de filósofo, pés de futebolista, mãos de padeiro

No episódio XVII, o podcast Planisférico vai ao mercado de Inverno para encontrar uma opção caso Freddy Adu continue em silêncio.

Mario Balotelli não entra no episódio, mas gostámos da foto
Foto
Mario Balotelli não entra no episódio, mas gostámos da foto REUTERS/Eric Gaillard

Conta a lenda que o pai de Tales de Souza, fiel estudioso da filosofia grega, escolheu o nome do seu pré-socrático favorito, Tales de Mileto, para o seu primogénito – depois, teve dois gémeos, Anaxímenes e Anaximandro. Com este nome, Tales só podia dar em futebolista. E deu. Mas não se ficou por aqui. Deu uma volta ao mundo, da Tailândia à Finlândia, passou por Alvalade, com a glória que se sabe, e voltou a casa para encontrar a felicidade com atleta de triatlo e padeiro artesanal.

O que ele não sabe é que é um dos mais fortes candidatos a passar a mascote do podcast Planisférico, que, no episódio XVII, se dedicou a encontrar opções no mercado para substituir Freddy Adu, que está a hibernar, à espera de mais uma temporada da Guerra dos Tronos. Quem diz Tales, diz Amaury Bischoff, Rabiu Ibrahim (ou Ibrahim Rabiu, nunca sabemos), Kenny Cooper, Bjorn Maars ou Bojinov.

Como é um episódio de Natal, temos duas prendas: os dotes vocais de Glenn Hoddle numa música de Natal e a prova de vida de um dos melhores blogues de futebol de sempre com um dos melhores nomes de sempre. “In Bed with Maradona” (“Na Cama com Maradona”) vai continuar a existir, depois de o seu criador ter ameaçado com o seu fim.

Subscreva o podcast Planisférico no iTunes, no Soundcloud e nas apps para podcasts.

Descubra mais podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.