Roma vai ter uma praia artificial no próximo Verão

Projecto anunciado pela capital italiana vai transformar a margem do rio Tibre numa praia fluvial, com areal e zona desportiva.

Fotogaleria
Mergulhar no rio Tibre é uma tradição de Ano Novo REUTERS/ALESSIA PIERDOMENICO
Fotogaleria
Mergulhar no rio Tibre é uma tradição de Ano Novo Reuters/Tony Gentile

A ideia é inspirada no projecto parisiense, em tudo semelhante: há anos que as margens do Sena se transformam em praia durante os meses de Verão (e este ano o projecto até incluiu três piscinas de rio). Agora, a capital italiana promete ter atracção semelhante.

Em 2018, vai nascer uma praia com cerca de 10 mil metros quadrados numa das margens do rio Tibre, junto à ponte de Guglielmo Marconi, a sul das principais atracções turísticas da cidade. Vai ser constituída por um banco de areia e campos desportivos, mas ainda não é claro se incluirá zona de banhos.

“O rio Tibre atravessa Roma mas infelizmente, ao contrário de muitas cidades europeias, não é um elemento vivo e vibrante da cidade”, comentava a autarca, Virginia Raggi, durante uma conferência de imprensa na semana passada. A criação da praia artificial temporária tem como objectivo devolver o Tibre aos romanos, “tornando as margens novamente utilizáveis” pelos habitantes (e turistas) da cidade.

De acordo com a imprensa internacional, o projecto anunciado na quinta-feira passada faz parte de um plano alargado para requalificar as margens do Tibre, que inclui outras iniciativas, como o desenvolvimento de uma aplicação móvel para monitorizar a poluição do rio, o patrulhamento das margens por agentes da polícia local em bicicleta ou a utilização de drones para vigiar descargas de lixo no rio ou outras actividades prejudiciais.

“Queremos restaurar o decoro e habitabilidade das margens do rio”, afirmou a autarca.

Sugerir correcção
Comentar