Cristiano Ronaldo favorito a levantar a Bola de Ouro

O avançado português pode conquistar o quinto troféu.

Cristiano Ronaldo
Foto
Cristiano Ronaldo Reuters/Andrea Comas

Cristiano Ronaldo é o favorito a conquistar, nesta quinta-feira, a Bola de Ouro, troféu atribuído pela revista francesa especializada em futebol, France Football, àquele que um painel de 173 jornalistas de todo o mundo considerou ser o melhor jogador durante o ano de 2017.

Se o conseguir, o português chega ao quinto troféu e iguala Lionel Messi. E as conquistas da Liga espanhola e da Liga dos Campeões com a camisola do Real Madrid devem ser suficientes para Ronaldo levar mais uma Bola de Ouro para o seu museu.

A votação é assente em três critérios: os desempenhos individuais e colectivos durante o ano; a classe do jogador, ou seja, o talento e o fair-play; a carreira do atleta.

A cerimónia de entrega do troféu vai realizar-se na Torre Eiffel, em Paris, numa tentativa de conferir ao prémio um estatuto que já teve e que não quer perder, apesar da separação ocorrida em 2016, quando deixou de ser entregue juntamente com o Prémio FIFA, algo que sucedeu a partir de 2010.

A apresentação da cerimónia será feita pelo antigo internacional francês David Ginola e o anúncio do vencedor deverá ocorrer às 19h45.

Caso se confirme o prognóstico CR7 passará a dividir com Messi o recorde de Bolas de Ouro ganhas, com cinco cada um. Seguem-se outras lendas do futebol, como Johan Cruyff, Michel Platini e Marco Van Basten, com três.

Messi, de 30 anos, levantou o troféu em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. Já o português, com 33 anos, venceu o prémio em 2008, 2013, 2014 e 2016. Os dois monopolizaram a disputa nos últimos 10 anos.

O Real Madrid é o clube mais representado na lista de 30 nomeados à Bola de Ouro, com seis jogadores. O Barcelona, por seu lado, só conseguiu colocar dois. Por países, A França é o que tem mais representantes – quatro.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações