Três mortos em naufrágio ao largo da Figueira da Foz

Barco de pesca afundou-se com quatro pessoas a bordo. Buscas prosseguem à procura de um desaparecido.

Foto
Sérgio Azenha

Três pessoas morreram nesta quarta-feira na sequência do naufrágio de uma embarcação, a 11 milhas (24 quilómetros) da costa da Figueira da Foz, segundo informações disponibilizadas pela Marinha Portuguesa à Lusa. Segundo a mesma fonte, não foi registado qualquer pedido de socorro. O capitão do Porto da Figueira da Foz, Humberto Rocha, confirmou ao PÚBLICO que há um tripulante desaparecido e, por essa razão, as buscas prosseguem. O alerta surgiu às 4h16 desta madrugada, tendo os primeiros corpos sido recolhidos já à luz do dia.

"Tudo indica que a embarcação terá ido ao fundo, porque não houve pedido de socorro", afirmou Pedro Coelho Dias, porta-voz da Marinha à Lusa. Os três mortos são pescadores de Peniche, disse o capitão Humberto Rocha ao PÚBLICO.

O barco em causa é uma embarcação de pesca, de nove metros e registada na Figueira da Foz (distrito de Coimbra). 

Os meios de salvamento, acrescentou a Autoridade Marítima, foram activados depois do alerta recebido pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, durante a madrugada, via rádio baliza de emergência (EPIRB), que por norma só é activado manualmente ou quando a embarcação vai ao fundo.

Foi imediatamente enviado para o local o helicóptero EH-101 da Força Aérea, o salva-vidas da Figueira da Foz, a embarcação de alta velocidade da Polícia Marítima e uma corveta da Marinha. Pelas 8h30, o helicóptero encontrou destroços e os corpos de dois pescadores. Às 14h30, Humberto Rocha confirmava a recolha do terceiro corpo. Prosseguem as buscas pelo quarto tripulante.

Sugerir correcção
Comentar