Sp. Braga vence com bis de Paulinho, V. Guimarães ganha em Vila do Conde

Bracarenses bateram o Feirense e subiram ao quarto lugar, vimaranenses superaram o Rio Ave.

Foto
LUSA/HUGO DELGADO

Após garantir o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa, o Sp. Braga reforçou nesta segunda-feira o seu bom momento ao derrotar em casa o Feirense, por 3-1. O defesa Bruno Viana, aos nove minutos, colocou os “arsenalistas” em vantagem e um bis de Paulinho, que substituiu o lesionado Fransérgio, praticamente sentenciou a partida no minuto 38. No entanto, em cima do intervalo, Etebo reduziu a diferença e fixou o resultado final. Na partida que fechou a 12.ª jornada, o V. Guimarães somou o segundo triunfo consecutivo fora. Héldon marcou o golo que derrotou o Rio Ave.

Com seis vitórias e um empate (em Alvalade) nas últimas sete jornadas, o Sp. Braga continua a subir degraus na classificação da I Liga e já é quarto classificado. Após a importante vitória frente ao Hoffenheim na passada quinta-feira, Abel Ferreira fez três alterações na equipa titular e Bruno Viana, umas das novidade no “onze”, inaugurou o marcador logo no nono minuto: após o canto, o defesa central brasileiro colocou a bola no fundo da baliza.

Meia dúzia de minutos depois, Abel Ferreira teve a única má notícia do jogo, com a lesão de Fransérgio, um dos jogadores em destaque no Sp. Braga neste início de temporada, mas no final o treinador bracarense revelou que “foi um pequeno susto” e o ex-maritimista “em breve deve estar disponível”. Para o seu lugar, entrou Paulinho, outro habitual titular, e o avançado português acabou por ser decisivo. Uma das revelações desta época, o barcelense bisou no intervalo de dois minutos (36’ e 38’), e arrumou praticamente a questão no Municipal de Braga.

O Feirense, que atravessa um ciclo muito negativo — quinta derrota consecutiva —, ainda reduziu em cima do intervalo, por Peter Etebo, mas o golo do internacional nigeriano não provocou qualquer sobressalto aos bracarenses.

Na segunda parte, mesmo gerindo o esforço, o Sp. Braga controlou o ritmo da partida e teve as melhores oportunidades, com Hassan e Paulinho a desperdiçarem duas excelentes ocasiões de golo. Com o triunfo, os minhotos passam a somar 25 pontos e ultrapassam o Marítimo. Já o Feirense mantém os 11 pontos, mais quatro do que as duas equipas que estão nos lugares de despromoção.

Não muito longe de Braga, outra equipa minhota terminou a 12.ª jornada com motivos para sorrir. A atravessar um momento de alguma instabilidade, o V. Guimarães conseguiu uma importante vitória em Vila do Conde. A equipa de Pedro Martins, que vinha de uma derrota pesada na Liga Europa (0-3 em Salzburgo), apresentou-se no Estádio do Rio Ave com um ataque muito móvel (Hurtado, Héldon, Raphinha e Tallo), e apesar de os vilacondenses terem tido mais remates e mais posse de bola (perto de 70%), os três pontos foram para Guimarães.

O único golo do jogo foi apontado perto do intervalo. Aos 39’, Héldon passou com enorme facilidade pelo meio da defesa do clube onde jogou na última época e, na cara de Cássio, rematou com qualidade para o fundo da baliza do Rio Ave.

Sugerir correcção
Comentar