ASAE apreendeu cerca de uma tonelada de queijo fresco na região Sul

Foto
Paulo Pimenta

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou neste sábado que apreendeu cerca de uma tonelada de queijo, no valor de 4795 euros, por suspeitas de incumprimento das condições higio-sanitárias numa unidade de produção de queijo na região Sul.

Em comunicado, a ASAE adiantou ter, através da Unidade Regional do Sul, realizado na semana passada uma acção de fiscalização direccionada para a verificação do cumprimento das condições higio-sanitárias e técnico-funcionais de laboração de uma queijaria, tendo procedido à sua suspensão.

Segundo a ASAE, durante a acção de fiscalização, que decorreu na semana passada, foi detectada a utilização de água na actividade da queijaria que não cumpria os requisitos microbiológicos obrigatórios para possibilitar a sua utilização, não estando dessa forma garantida a potabilidade da mesma.

De acordo com a ASAE, foi confirmada no produto "a presença de bactérias coliformes assim como de Escherichia coli, com grave risco de contaminação das superfícies de laboração e equipamentos, assim como das mãos dos manipuladores, tendo sido determinada a suspensão imediata da unidade industrial até que possa ser reposta a legalidade".

Durante a operação, a ASAE apreendeu cerca de uma tonelada de queijo fresco num valor que ronda os 4795 euros, para verificação do cumprimento dos critérios microbiológicos, por forma a garantir a segurança alimentar do produto final e consequentemente a saúde pública dos respectivos consumidores.

A ASAE informa ainda que foi instaurado um processo de contra-ordenação por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene.

Sugerir correcção
Comentar