Lewis Hamilton campeão do mundo de F1 pela quarta vez

O piloto britânico terminou o Grande Prémio do México no nono lugar.

Foto
O Mercedes de Lewis Hamilton LUSA/Ulises Ruiz Basurto

Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou o seu quarto título de campeão do mundo de Fórmula 1 ao terminar, neste domingo, em nono o Grande Prémio do México, antepenúltima prova do Mundial.

O piloto britânico não precisou de mais já que o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) terminou no quarto posto, longe dos dois primeiros lugares, os únicos que poderiam adiar a festa do britânico caso este ficasse abaixo do quinto lugar, como acabou por suceder.

A corrida mexicana foi ganha por Max Verstappen (Red Bull), a terceira vitória na carreira do holandês, a segunda na época.

Hamilton, que já tinha arrebatado o título mundial em 2008, 2014 e 2015, igualou os quatro ceptros do francês Alain Prost e do alemão Sebastian Vettel, ficando apenas atrás do também alemão Michael Schumacher (sete) e do argentino Juan Manuel Fangio (cinco).

A prova mexicana ficou marcada pelo que aconteceu logo na primeira volta. Sebastian Vettel partiu da pole position, à frente de Verstappen e de Hamilton, respectivamente segundo e terceiro na grelha de partida. Mas, após a partida, à chegada à primeira curva, o holandês tinha vantagem. Na segunda curva, Vettel tentou recuperar a liderança mas acabou por tocar, primeiro, ao de leve, no Red Bull e, na terceira curva, no pneu traseiro direito do Mercedes.

O resultado foi o pneu furado para o monolugar conduzido por Hamilton que se viu obrigado a ir às boxes. O mesmo aconteceu com Vettel, forçado a substituir o "nariz" do seu Ferrari. Assim, no final da primeira volta, os dois candidatos ao título mundial eram os dois últimos classificados.

Vettel iniciou então uma recuperação que se revelaria inócua. O germânico chegou ao quarto posto no final das 71 voltas ao circuito Hermanos Rodríguez, longe das duas primeiras posições que lhe poderiam alimentar as esperanças em manter acesa a luta pelo título. Já Hamilton, também foi recuperando lugares e cortou a linha de meta no nono lugar. Não somou qualquer ponto, mas não precisava deles face ao desempenho do alemão.

Classificações

1.º M. Verstappen (Red Bull), 1h36m26,552s

2.º V. Bottas (Mercedes) a 19,678s

3.º K. Raikkonen (Ferrari) a 54,007s

4.º S. Vettel (Ferrari) a 1m10,078s

5.º E. Ocon (Force India) a 1 volta

6.º L. Stroll (Williams) a 1 volta

7.º S. Pérez (Force India) a 1 volta

8.º K. Magnussen (Haas) a 1 volta

9.º L. Hamilton (Mercedes) a 1 volta

10.º F. Alonso (McLaren) a 1 volta

11.º F. Massa (Williams) a 1 volta

12.º S. Vandoorne (McLaren) a 1 volta

13.º P. Gasly (Toro Rosso) a 1 volta

14.º P. Wehrlein (Sauber) a 2 voltas

15.º R. Grosjean (Haas) a 2 voltas

Mundial de pilotos

1.º Lewis Hamilton (Gbr), 333 pts

2.º Sebastian Vettel (Ale), 277

3.º Valtteri Bottas (Fin), 262

4.º Daniel Ricciardo (Aus), 192

5.º Kimi Raikkonen (Fin), 178

Mundial de construtores

1.º Mercedes, 595 pts

2.º Ferrari, 455

3.º Red Bull, 340

4.º Force India, 175

5.º Williams, 76

Próxima corrida: GP do Brasil, 12 de Novembro

Sugerir correcção
Comentar