Rússia é a favorita no Campeonato da Europa de xadrez

Portugal com aspirações modestas na competição.

Foto
O Campeonato da Europa de xadrez vai jogar-se em Creta DR

A ilha de Creta acolhe a partir deste sábado a 32.ª edição do Campeonato da Europa de xadrez, com a presença de 40 selecções entre as quais Portugal.

A selecção russa, liderada por Alexander Grischuk, é a grande favorita ao triunfo, sendo a equipa mais cotada da prova, com uma média de rankings do seu quinteto de 2744 pontos, isto apesar da ausência de três dos seus mais destacados elementos, Kramnik, Karjakin e Svidler.

Mas a Rússia não deixará de ter luta cerrada por parte do Azerbaijão, que surge na máxima força, com Mamediarov e Radjabov, e com a Inglaterra, Israel e Arménia a terem também argumentos que poderão surpreender os russos.

Portugal,  depois de várias ausências nas edições anteriores, volta a participar, mas sendo apenas a 34.ª designada, parte com ambições modestas, e um lugar a meio da tabela já se poderá considerar um resultado positivo. No entanto, a experiência do já veterano grande mestre António Fernandes, associada à juventude e ambição dos restantes elementos - Jorge Ferrreira, número um nacional, André Sousa, que aos 17 anos se tornou no mais jovem campeão nacional absoluto, Luís Silva e David Martins - permitem reunir as condições para um desempenho positivo e, talvez, alguns resultados individuais de bom nível.

Sugerir correcção
Comentar