FIFA preparada para impor o videoárbitro

Infantino quer erradicar erros como o golo-fantasma que apurou o Panamá e afastou os EUA do Rússia 2018.

Foto
REUTERS/Maxim Shemetov

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou esta quinta-feira, em Lyon, à margem da cerimónia de apresentação do Mundial feminino de 2019, que "chegou o momento" de adoptar o videoárbitro (VAR), posição justificada pelo golo ilegal que deu a vitória ao Panamá e deixou os Estados Unidos fora do Mundial 2018.

Na última jornada de qualificação da CONCACAF, da América do Norte, Central e Caraíbas, o Panamá venceu a Costa Rica por 2-1, com o primeiro golo a resultar de um lance em que a bola não ultrapassou a linha de golo.

A selecção panamiana acabou por ganhar o jogo por 2-1 e terminar a zona de qualificação em terceiro, com apuramento directo para a Rússia, relegando as Honduras para o play-off e eliminando a selecção dos Estados Unidos, derrotada em Trindade e Tobago.

“Quando se joga a qualificação para o Mundial e o jogo é decidido com um erro importante de interpretação do árbitro - o que pode acontecer porque os árbitros são seres humanos e cometem erros como todos -, é chegado o momento de rectificar isso”, disse Gianni Infantino.

“Estamos preparados. Ainda temos que tomar a decisão, mas não há nada de negativo nos testes que temos feito. Cada vez que foi utilizado, ou confirmou a decisão ou corrigiu", justificou.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários