Federer volta a vencer no ATP Tour

Experiente suíço alcançou em Xangai a 40.ª vitória na presente temporada.

Foto
Reuters/ALY SONG

Roger Federer não competia no circuito profissional desde 6 de Setembro, quando perdeu com Juan Martín del Potro nos quartos-de-final do Open dos EUA. Depois, esteve em grande plano na (não oficial) Laver Cup, onde jogou um inédito par ao lado de Rafael Nadal e venceu Nick Kyrgios, no encontro que deu a vitória à Europa. Xangai, onde decorre o penúltimo torneio Masters 1000 da época, foi o evento escolhido para o regresso ao ATP Tour, mas o suíço de 36 anos não deixou de mostrar alguma ferrugem no encontro de estreia.

Diante do argentino Diego Schwartzman (26.º mundial), que vinha de uma meia-final no Open do Japão, Federer serviu a 4-2, mas cedeu o (único) break ao argentino, antes de se impor no jogo decisivo e dominar o segundo set, para ganhar, por 7-6 (7/4), 6-4. “Sabia que não ia ser fácil, porque ele tem tido bons resultados nas últimas semanas e meses. Ultrapassava os erros com facilidade. Mas joguei bom ténis no tie-break para dar a volta”, explicou Federer, após o regresso às vitórias em Xangai. No ano passado, o número dois do ranking não jogou por já ter encerrado a época por lesão e, em 2015, perdeu no encontro de estreia frente a Albert Ramos-Viñolas. Há três anos, Federer salvou cinco match-points na estreia frente a Leonardo Mayer, no início de uma semana que o levou ao triunfo – o último Masters 1000 que conquistou fora dos EUA.

A 40.ª vitória de Federer na presente época levou-o à terceira ronda, na qual está igualmente Rafael Nadal, que eliminou Jared Donaldson, por 6-2, 6-1, em 54 minutos, e vai defrontar Fabio Fognini. O italiano foi nesta quarta-feira notícia por ter sido condenado a uma multa de 81 mil euros, pelos insultos dirigidos a uma árbitro no último Open dos EUA. O valor será reduzido para metade se não cometer nenhuma outra ofensa nos próximos dois anos, o que, somado o que pagou na altura, no Open (20 mil euros), iguala o valor já garantido em Xangai.

Em Buenos Aires, João Domingues (182.º) recuperou de 2-4 no set decisivo para afastar Andrea Collarini (242.º), por 4-6, 6-2 e 6-4, e atingir os quartos-de-final do challenger argentino. Gastão Elias (128.º) disputa na quinta-feira a segunda ronda.

Sugerir correcção
Comentar