A Suíça é o oitavo passageiro

Helvéticos irão integrar o grupo dos cabeças de série no sorteio do play-off.

Foto
LUSA/ANTONIO COTRIM

Só na véspera do dia 17 de Outubro, dentro de uma semana, se saberá ao certo como vai ser feita a distribuição das oito equipas apuradas para o play-off da zona europeia, com vista ao preenchimento das últimas vagas no Campeonato do Mundo de 2018. É nessa altura que a FIFA actualizará os rankings que permitirão dividir as selecções entre as cabeças de série e as não cabeças de série. Mas é já certo que a Suíça estará no primeiro lote.

Os helvéticos foram o último passageiro a entrar no comboio do play-off, mas ocupam a carruagem da frente. Mais do que terem somado o maior número de pontos entre o lote dos melhores segundos classificados (21 no total), são a equipa mais bem cotada na hierarquia da FIFA nesta altura, ocupando o sétimo lugar. Nesse sentido, ocuparão seguramente uma das quatro vagas do primeiro pote, que deverá contar também com Itália, Croácia e Irlanda do Norte.

No lote das restantes quatro selecções entrarão duas do Norte da Europa: a Dinamarca e a Suécia, que nesta terça-feira segurou o segundo lugar no Grupo A, apesar da derrota com a Holanda (prevaleceu o critério de desempate da diferença de golos). A República da Irlanda e a Grécia completam o cenário, com os helénicos a confirmarem o play-off com um último triunfo sobre Gibraltar.

O sorteio decorre dentro de uma semana, enquanto a primeira mão da eliminatória se disputa entre 9 e 11 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar