Lewandowski, a sombra de Ronaldo, ajuda a Polónia a regressar a um Mundial

O avançado polaco marcou pela sua selecção frente a Montenegro e tem mais um do que o avançado português

Foto

Bastava um empate à Polónia, frente a Montenegro, para assegurar a qualificação directa para o Mundial 2018, 12 anos depois da última presença de um país que já foi duas vezes terceiro na competição (1974 e 1982). Mas a selecção polaca fez questão de garantir o apuramento com uma vitória inequívoca, derrotando neste domingo os montenegrinos por 4-2, na última jornada do Grupo E. Lewandowski, que na quinta-feira tinha assinado um hat-trick na goleada frente à Arménia (6-1), voltou a ser decisivo, apontando um e participando em outros dois dos golos polacos.

O avançado do Bayern Munique chegou ao fim desta fase de apuramento para o Mundial 2018 com 16 golos marcados, ultrapassando Cristiano Ronaldo na lista de melhores marcadores. No entanto, o português terá a última palavra, já que ainda tem um jogo pela frente, contra a Suíça, na terça-feira. No mesmo grupo, a Dinamarca empatou em casa com a Roménia e assegurou uma vaga no play-off, o mesmo tendo conseguido a Irlanda do Norte, no Grupo C, apesar de derrotada na Noruega.

No Grupo F, com a Inglaterra já apurada e a vencer a Lituânia com um golo solitário de Harry Kane, a Escócia morreu na praia. Os escoceses precisavam de vencer a Eslovénia para garantir o segundo lugar e assim terem a hipótese de disputar o play-off de acesso ao Mundial. Até o empate poderia ser suficiente desde que a Eslováquia não triunfasse diante de Malta. Só que a selecção eslovaca não facilitou e ganhou de forma clara à maltesa por 3-0, assegurando para si essa vaga no play-off, de nada valendo o empate a dois golos da Escócia.

Em África, o Egipto juntou-se à Nigéria na lista de selecções daquele continente no Mundial 2018 ao vencer em casa o Congo, por 2-1, graças a um golo aos 90’+5’ minutos, de grande penalidade.

Países já apurados para o Mundial 2018: Rússia, Nigéria, Egipto, Irão, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, México, Costa Rica, Brasil, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Polónia

Sugerir correcção
Comentar